Geral

West Ham completa venda de 27% do clube para investidor bilionário

West Ham
Photo by Mike Hewitt/Getty Images

A partir de ontem (10), 27% do West Ham pertence ao bilionário tcheco Daniel Kretinsky. O acordo estava em andamento e a possível venda era especulada há algumas semanas. Depois de Manchester City e Newcastle, mais um clube inglês aposta em investidores para se tornar uma potência do futebol.

Com o clube sendo avaliado em 600 milhões de euros (R$3,78 bilhões), estima-se que o tcheco ficou com aproximadamente 162 milhões (R$1 bilhão). Em nota divulgada pelos Hammers, esse acordo causa uma melhoria estrutural de capital, permitindo a redução de dívidas de longo prazo e aumentando a capacidade de direcionar fundos para os objetivos do clube.

Kretinsky comentou sobre a compra do clube, dizendo que se sente privilegiado de agora ter a oportunidade de ajudar:

— Estou muito satisfeito que este processo detalhado tenha sido concluído com sucesso. Eu sou apaixonado por futebol. Eu aprecio e respeito muito a história e tradição excepcionais do West Ham United, bem como sua base de torcedores leais e apaixonados.

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Segundo o ‘The Guardian’, a porcentagem no valor das ações foi alterada: o presidente David Sullivan agora fica com 38,8% do clube, o co-presidente David Gold fica com 25,1%, Tripp Smith com 8%, 1,1% de outros investidores, além dos 27% de Kretinsky, se tornando o segundo maior acionista do clube. O advogado e empresário também é dono do Sparta Praga e agora contribui para o clube inglês. Sua fortuna é avaliada em 4 bilhões de dólares, de acordo com a revista Forbes.

Kretinsky agora participará do conselho do clube, ao lado de seu colega Pavel Horsky. Após a conclusão da venda, ele comentou a respeito das aspirações do clube:

— O desenvolvimento e crescimento do clube nos últimos anos foram claros para todos verem e estou muito feliz por fazer parte do que acredito ser um futuro muito emocionante pela frente. Tenho ido ao London Stadium (casa dos Hammers) recentemente para assistir ao time de David Moyes, sei que é um momento incrível para se tornar parte da família West Ham United.

Há alguns anos, Manchester City e PSG contam com investidores bilionários e hoje são dois dos principais times da Europa, que sempre chegam como favoritos nas competições. Com isso, o Newcastle também foi atrás e fez um acordo com o fundo de investimentos saudita, com a promessa de mudar o patamar do clube. O West Ham, apesar de não ter sido vendido totalmente, também aposta nesse modelo de negócios. O clube está com fortes ambições para o futuro e com objetivos claros nessa temporada de classificar entre os quatro primeiros na Premier League, visando uma classificação para a Champions League. Por enquanto, está em 3º lugar, com uma campanha melhor que times de maior expressão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo