A World Surf League divulgou o novo calendário do Challenger Series, a divisão de acesso do surfe profissional. O atual campeão da categoria é Samuel Pupo, e o Brasil garantiu seis atletas nas 10 primeiras posições do ranking de 2024. A primeira etapa está marcada para iniciar em junho de 2025 e a temporada acaba em outubro. Ao todo, cinco provas formam o caminho para a elite da WSL.
Os surfistas iniciam a trajetória em Newcastle, na Austrália, no dia 2/6. A prova tem janela aberta até o dia 8. Vale lembrar que o pico esteve presente no Championship Tour de 2021, ano pandêmico que contou com um calendário reduzido e com agrupamento de etapas em locais isolados do Covid. Naquela edição, Italo Ferreira foi coroado campeão. Gabriel Medina se tornou tricampeão mundial da elite da WSL na mesma temporada.
A segunda etapa do Challenger Series 2025 aterriza na África do Sul. Entre os dias 30/6 e 6/7, as ondas de Ballito recebem os atletas que brigam por vagas na elite. O atual campeão da prova é Ian Gouveia, brasileiro que ficou na segunda posição do ranking e voltará à elite em 2025.
O pier de Huntington Beach retorna ao calendário da divisão de acesso da WSL pelo quinto ano consecutivo. O pico da Califórnia já sediou eventos do Championship Tour na década passada e é sempre um evento com alta taxa de público nas areias.
A WSL chega à Europa para a penúltima etapa do ano. As ondas de Ericeira, Portugal, foram palco para o título de Samuel Pupo em 2024. Com o resultado, o brasileiro também garantiu vaga na elite do ano que vem. Outro atleta que já levantou a taça foi Deivid Silva. O fato ocorreu em 2023, e agora o paulista está confirmado no CT 2025. O evento do CS começa no dia 29/9 e deve ser encerrado até o dia 5/10.
Fechando a campanha com chave de ouro, o Challenger Series tem Saquarema como palco da decisão do ranking. A prova que coroa o campeão da categoria acontece entre os dias 11/10 e 19/10 e foi selecionada para ser o último do ano pela terceira temporada seguida.
Entre os brasileiros confirmados na disputa do CS, Mateus Herdy, Michael Rodrigues, Caio Ibelli, Luana Silva e Sophia Medina se juntam a outros brasileiros na corrida por vagas no WSL Championship Tour 2026.