Surfe

WSL: Crosby Colapinto é eleito novato do ano

Crosby e Griffin em evento da WSL. (Foto: Thiago Diz / WSL)

Crosby foi o primeiro norte-americano a vencer o prêmio desde Nat Young, em 2013.

Foto: Thiago Diz / WSL

A World Surf League (WSL) divulgou a o resultado da eleição do surfista novato do ano. Esse prêmio é disputado por atletas estreantes no Championship Tour e conta com um estrelado histórico de vencedores. Em 2024, o norte-americano Crosby Colapinto ficou na 10ª colocação do ranking e foi o vencedor do “rookie of the year”. A lista conta com grande nomes do cenário do surfe, como John John Florence (2012) e Italo Ferreira (2015). O Brasil ainda venceu em 2016, com Caio Ibelli, e nas duas últimas temporadas, com o filho de brasileiros Ian Gentil e o paulista Samuel Pupo sendo premiados.

+ Filipe Toledo volta na próxima temporada

O surfista da Califórnia abriu os trabalhos da temporada 2024 chocando o mundo do surfe. No primeiro evento do ano, Crosby Colapinto derrotou Gabriel Medina na segunda fase e colocou seu nome no centro das atenções. O melhor resultado do jovem foi na etapa de Portugal. Crosby alcançou as semifinais e encaminhou a permanência para as provas pós-corte da WSL. O caminho de sucesso em Peniche foi construído em uma grande campanha. Crosby superou Seth Moniz, Cole Houshand e Jake Marshall até cair diante de Ethan Ewing.

Crosby se classificou ao CT 2024 ao terminar o Challenger Series de 2023 na quarta colocação, se juntando ao irmão Griffin na elite do surfe mundial. O evento da WSL em Margaret River, quinto da agenda da elite, foi histórico para a família. Os irmãos Colapinto se enfrentaram nas oitavas de final, que foi vencida pelo então líder do ranking Griffin.

O promissor atleta está classificado ao CT da WSL do ano que vem. Com isso, vai lutar por uma vaga entre os cinco primeiros colocados para disputar o Finals em Fiji. Crosby faz parte de uma geração de surfistas norte-americanos que conta com Cole Houshmand, Jake Marshall e Kade Matson. O grupo ocupou metade das posições qualificatórias no CS de 2023 e teve quatro representantes na segunda parte da temporada 2024 da elite.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo