A temporada 2024 da World Surf League (WSL) chegou ao fim nesta quarta-feira (16) em Saquarema. A última etapa do Challenger Series definiu os classificados ao Championship Tour do ano que vem. Na categoria masculina o brasileiro Deivid Silva ficou com o vice-campeonato da etapa ao ser derrotado pelo francês Marco Mignot e seis brasileiros garantiram vaga na elite do surfe em 2025 via divisão de acesso. Ao todo, 12 surfistas carregarão a bandeira do Brasil na próxima temporada.
O ranking do Challenger Series da WSL também contou com dois australianos, um francês e um representante do Havaí entre os primeiros dez colocados. Com isso, o CT masculino da próxima temporada terá onze representantes da Brazilian Storm, que tenta manter uma hegemonia de títulos mundiais quebrada apenas por John John Florence.
O finals day do evento em Saquarema foi emocionante, mas teve duas quedas brasileiras nas quartas de final feminina. Sophia Medina e Luana Silva perderam a chance de se posicionar dentro do top5 que garantia vaga na elite. Com o resultado, apenas Tatiana Weston-Webb está confirmada no Championship Tour e é a única esperança de títulos para o Brasil.
A competição masculina teve um confronto brasileiro que definiu os rumos da temporada. Deivid Silva, já classificado ao CT, eliminou Mateus Herdy nas quartas de final e acabou com as chances do compatriota de entrar na elite. O paulista ainda venceu o australiano Jackson Baker nas semifinais, antes de ser superado na decisão da etapa. Silva conquistou seu melhor resultado da temporada da WSL no evento do Rio de Janeiro.
O campeão Marco Mignot subiu dez posições no ranking com a vitória em Saquarema. Com o resultado, o francês tirou Alan Cleland da zona de classificação e ainda alcançou a terceira posição da tabela do Challenger Series da WSL em 2024. Ao lado do italiano Leonardo Fioravanti, Mignot será o segundo representante europeu no CT do ano que vem. Ele fará a estreia como surfista da elite do surfe em 2025.
Na categoria feminina a quinta vaga que garantia o acesso à elite ficou com a francesa Vahine Fierro. Para conquistar tal resultado, eliminou Sophia Medina nas quartas e definiu a classificação contra a portuguesa Yolanda Hopkins na semifinal. A vencedora da bateria conquistaria a pontuação necessária para se classificar. Com nervos a flor da pele e viradas no placar, Fierro superou a adversária em um embate emocionante e chegou à final do evento da WSL. Já confirmada no Championship Tour 2025, a atleta da Polinésia Francesa acabou derrotada pela australiana Macy Callaghan.
Confira os classificados do Challenger Series WSL
Masculino:
1- Samuel Pupo (BRA)
2- Ian Gouveia (BRA)
3- Marco Mignot (FRA)
4- Alejo Muniz (BRA)
5- Deivid Silva (BRA)
6- Miguel Pupo (BRA)
7- Joel Vaughan (AUS)
8- George Pittar (AUS)
9- Edgard Groggia (BRA)
10- Jackson Bunch (HAV)
Feminino:
1- Sally Fitzgibbons (AUS)
2- Bella Kenworthy (EUA)
3- Isabela Nichols (AUS)
4- Erin Brooks (CAN)
5- Vahine Fierro (FRA)
A Brazilian Storm também será representada no WSL Championship Tour 2025 por Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Yago Dora, João Chianca e Tatiana Weston-Webb.