A seleção brasileira de rugby sevens feminino se despediu das Olimpíadas nesta terça-feira (30) na derrota para o Japão e fechou a competição na décima posição geral. Embaladas com a vitória sobre Fiji, as Yaras buscavam igualar a melhor colocação da história nos Jogos Olímpicos, mas a derrota por 38 a 7 frustrou o desejo.
O jogo foi marcado pelos erros brasileiros diante da forte pressão japonesa. Já na primeira saída de bola, o Japão mostrou qual seria a estratégia. Elas subiam a marcação e tentavam sufocar a progressão de jogo. Depois de tomarem a posse de bola, as japonesas tentaram avançar, mas foram bloqueadas. Com a bola no chão, rodaram o jogo para a esquerda, envolvendo as brasileiras no balanço de ataque e correram para marcar o primeiro try com Kajiki Marin. Utsumi Hanako converteu o chute, abrindo 7 a 0 para o Japão.
Na devolução da bola, as japonesas foram agressivas na marcação e recuperaram a posse. Após o scrum, as japonesas arrancaram até a linha de try, anotando mais um tento com Utsumi Hanako. Hanako foi para a conversão e marcou 14 a 0 para o Japão.
Após a saída, as brasileiras tentaram avançar pelo campo, no entanto, sem sucesso. Thalia errou um passe e entregou na mão das adversárias. As japonesas infiltraram pela esquerda do campo de ataque e anotaram o terceiro try. Mas, após revisão do vídeo, a arbitragem voltou a marcação e assinalou um pisão fora de campo. No scrum, as japonesas giraram o jogo e terminaram a jogado pelo lado oposto do campo, agora sim para marcar o terceiro try japonês com Ohtani Mei. Hanako foi para a conversão e perdeu. Dando números finais ao primeiro tempo, 19 a 0 para o Japão.
A pressão do Japão era retumbante. As brasileiras não conseguiam encontrar o melhor jogo e aparentavam estar nervosas. Em uma saída de lateral errada do Brasil, o time japonês recuperou mais uma vez a posse da bola. Arrancaram em contra-ataque, com o time brasileiro completamente desorganizado. O quarto try da partida foi marcado por Hirano Yume e ela mesma converteu o chute para deixar o placar 26 a 0.
O Japão continuava pressionando agressivamente a bola. Yasmin perdeu a posse em um tackle, que as japonesas recuperaram. No scrum, Matsuda Rinka dá um drible espetacular entre duas brasileiras e infiltra na defesa, correndo livre de marcação para a linha de try. Nissi Arisa converteu e o placar foi a 33 a 0.
Imediatamente após a saída de bola, o Japão recuperou mais uma vez. Quando a bola desceu da reposição, ela quicou entre três atletas brasileiras, que viram a japonesa Tanaka Emii correr sozinha para marcar mais um try. Nishi Arisa, no entanto, perdeu a conversão e o placar marcava 38 a 0.
Mesmo em larga desvantagem e com o placar zerado, as brasileiras ainda tentavam. Não desistiram por um segundo sequer, Costa corre com a bola pelo lado esquerdo do campo de ataque brasileiro e foi tackleada. Yasmin a agarrou e correu livre para a linha de try, para vibração da torcida no Stade de France. Raquel converteu o chute e deu números finais à partida, 38 a 7 para o Japão.
Com a derrota, as Yaras fecham as Olimpíadas na décima posição, segunda melhor colocação em Jogos Olímpicos. O rugby sevens se encerra nesta terça-feira com as disputas do bronze na partida entre Estados Unidos e Austrália, às 14 horas. O ouro será definido na partida entre Nova Zelândia e Canadá, às 14h45.