Com Alisson e Pablo Maia lesionados durante a janela de transferências, um dos principais focos do São Paulo foi o meio campo defensivo. Buscando novos nomes para o elenco, o tricolor paulista escolheu o volante Santiago Longo para a posição de volante. Porém, mesmo com pouca profundidade na posição, o atleta argentino ainda não teve tantas oportunidades no elenco.
Vindo do Belgrano na Argentina, onde era capitão da equipe, o defensor de 26 anos foi apresentado pelo São Paulo dia 10/9, disputando posição atualmente apenas com Luiz Gustavo, Bobadilla e o também recém chegado Liziero. Mesmo com pouca disputa, até hoje (11), entrou em campo apenas em sua estreia no dia 15/9, onde não teve um de seus melhores jogos, mas trazendo o grande na equipe, a defesa sólida.
A maior crítica ao técnico Luis Zubeldía em questão do jogador é que mesmo quando faz trocas na posição de volante, o técnico prefere o também recém-chegado Liziero, Marcos Antônio, ou até o meia-atacante Galoppo, mesmo que jogue fora de posição.
Sem boas notícias para Santiago, com alguns dos lesionados do tricolor voltando no meio ou final do mês de outubro, com a chegada de Pablo Maia ou Alisson, as chances de entrada em campo são menores ainda para a antiga estrela do Belgrano.
O São Paulo vive um momento decisivo no Brasileirão, uma competição em que ainda estão vivos, deixando a dúvida se Santiago Longo entrará em campo nesse ano ainda, ou se as partidas mais tranquilas chegarão apenas no ano que vem, permitindo que o argentino suje as chuteiras.