Pela quinta rodada do Brasileirão, o São Paulo derrotou o Vitória no domingo (05), no Barradão, em Salvador, por 3 a 1. A ausência do colombiano James Rodríguez, recuperado de dores musculares, chamou a atenção dos torcedores. Após a partida, o técnico Luis Zubeldía explicou porque o atleta não aparece no plantel.
+ São Paulo vence Vitória no Barradão e aparece na parte de cima da tabela
James foi relacionado para o clássico contra o Palmeiras, na quarta rodada do Brasileirão. Substituiu Luciano no segundo tempo, aos 38 minutos, e ficou em campo apenas cinco minutos. Contra o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, não viajou com o grupo até Belém, no Pará.
Zubeldía concedeu entrevista coletiva após a partida contra o Vitória, no último domingo. O treinador do São Paulo falou sobre a ausência de James Rodríguez na escalação.
– Tomo decisões em relação ao que vejo, estou aqui para isso. Se o James não está, é porque considero que outros colegas tem que estar. Tenho clareza sobre qual é a minha profissão e qual é a minha responsabilidade. Um treinador vive de tomar decisões, em conjunto com a minha equipe tento sempre garantir que as decisões sejam em favor do grupo, em sua maioria, positivas. O treinador é julgado pelo resultado final. Algo que aprendi em 15 anos de profissão é que as decisões sempre serão baseadas no que vejo e no todo, então todos são considerados. No final do dia ou antes dos jogos eu tenho que tomar decisões.
O técnico do São Paulo também explicou a sua decisão por Luciano no ataque ao lado de Calleri.
– Ontem tive a oportunidade de fazer um compacto e olhar os gols do Luciano em 2023 com a minha comissão técnica. Eu conheço os jogadores, mas às vezes preciso lembrar com imagens. Se você olhar os gols de 2023 e nos anos anteriores, pode perceber de que o que ele fez hoje não é uma coincidência. É muito importante o processo de circulação de bola e ocupar espaços. Luciano e Calleri foram muito importantes para ocupar os espaços porque é muito difícil marcar jogadores, ter Luciano como ameaça. Então trata-se de aproveitar as características.
Números de James Rodríguez no São Paulo
O colombiano James Rodríguez, de 32 anos, foi anunciado como o novo reforço do Tricolor em julho de 2023, com contrato válido até junho de 2025. No total, o meia contabiliza 22 partidas com a camisa tricolor, com dois gols e quatro assistências entre Paulistão, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Na temporada 2024, James Rodríguez jogou em oito oportunidades com o São Paulo, com um gol marcado contra a Inter de Limeira, na primeira fase do Paulistão. A última vez de James em campo foi no clássico contra o Palmeiras, pelo torneio nacional, em 29 de abril.
No jogo contra o Águia de Marabá, pela terceira fase da Copa do Brasil, James não foi relacionado por opção de Zubeldía em escalar reservas. Já no confronto contra o Vitória, no último domingo, o colombiano mais uma vez não foi relacionado.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Quando é o próximo jogo do São Paulo?
O São Paulo enfrentará o Cobresal na próxima quarta-feira, 08 de maio, no Estádio Zorros del Desierto, no Chile, às 21h30 (de Brasília), pela quarta rodada da fase de grupos na Copa Libertadores da América.
No grupo B da Libertadores, o argentino Talleres é o líder com 7 pontos, o Tricolor é o segundo com 6 pontos, o equatoriano Barcelona de Guayaquil está em terceiro com 2 e o Cobresal ocupa a lanterna com apenas um ponto.