A Federação Espanhola de Futebol veio a público nesta segunda-feira (4) para defender que a final da Copa do Rei, entre Athletic Bilbao e Real Sociedad aconteça com público. De acordo com a entidade, a decisão pode acontecer até em 2021, para que a presença dos torcedores seja possível. Isto ainda será definido em reuniões com os clubes.
No comunicado, devido à importância histórica e pela tradição do torneio, a final “merece a presença de público”. Para que a decisão não aconteça em 2020, um acordo precisa ser costurado junto à UEFA, visto que há a limitação de 3 de agosto imposto pela entidade europeia para o fim das competições nacionais.
Confira o comunicado na íntegra:
“A RFEF compartilha plenamente o desejo dos clubes Athletic Club e Real Sociedad de jogar a final da Copa del SM el Rey quando as condições de saúde e esportes permitirem que a final seja aberta ao público e com a presença de torcedores e de todos aqueles fãs que desejam participar.
A Casa Real e o Troféu com maiores raízes e tradição no futebol espanhol merecem uma final com o público. Para isso, a RFEF agradece a decisão e a solicitação conjunta de ambos os clubes e articulará os mecanismos regulatórios necessários para que a Final da Copa del SM el Rey seja disputada como uma competição oficial no momento apropriado durante o ano 2020 ou 2021 e sempre antes da final da temporada 2020/2021 ser disputada.
A RFEF definirá, em comum acordo com a Real Sociedad e o Athletic Club, a data mais conveniente para a referida final ser a grande celebração do futebol espanhol.”