Há 41 anos, numa tarde ensolarada no Beira-Rio, o Inter derrotava o Vasco por 2 a 1 e conquistava o terceiro título brasileiro em cinco anos (1975 e 1976), que era mais especial ainda: invicto. O Brasil ficava aos pés do time que nunca perdeu.
Sob o comando de Ênio Andrade, o Colorado disputou 23 partidas, com 16 vitórias e sete empates. Foram 40 gols marcados e apenas 13 gols sofridos. Aproveitamento de 87,3%.
O Campeonato Brasileiro de 1979 contou com 80 clubes — dos grandes, Corinthians, São Paulo e Santos optaram por não jogar a competição, devido ao acúmulo de jogos com os do Campeonato Paulista.
A CAMPANHA COLORADA
0x0 Atlético-PR
2×1 Santa Cruz-PE
1×0 Figueirense
1×0 Grêmio
3×0 Sport
3×0 Coritiba
1×1 América-RJ
5×1 Rio Branco-ES
2×2 Operário-MT
1×0 Goytacaz-RJ
3×1 São Paulo-RS
1×1 Caldense-MG
0x0 Anapolina-GO
0x0 Atlético-PR
4×0 Desportiva-ES
1×0 Inter de Limeira-SP
1×0 Goiás
3×2 Cruzeiro-MG
Vitória por WO contra o Atlético-MG
Semifinal e final
Na semifinal, vitória emblemática sobre o Palmeiras, no Morumbi, por 3 a 2, com gols de Paulo Roberto Falcão e Jair. No Beira-Rio, com gol de Jair, o Inter empatou por 1 a 1 e garantiu vaga na decisão para enfrentar o Vasco de Roberto Dinamite.
Na final, o torcedor colorado viveu um drama na partida de ida, no Maracanã, contra o Vasco da Gama: Falcão e Valdomiro, dois dos principais jogadores do elenco, estavam machucados. Coube a Valdir Lima e Chico Spina entrarem em campo e ajudarem na grande vitória do Inter: 2 a 0, com dois gols de Spina. Na volta, no Beira-Rio, Falcão e Jair fizeram os gols da vitória colorada por 2 a 1.
Ficha técnica de Inter 2 x 1 Vasco
Data: 23 dezembro de 1979, no Estádio Beira-Rio
Árbitro: José Favilli Neto
Gols: Jair, Falcão (I) e Wilsinho (V).
Internacional: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade
Vasco da Gama: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho, Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Xaxá), Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.
Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.