Contra o Athletico-PR, neste domingo, às 18h15, o Vasco inicia uma importante sequência no Campeonato Brasileiro. Isto porque os próximos cinco confrontos, incluindo o duelo na Arena da Baixada, são contra times que estão na parte de baixo da tabela da competição. Ou seja, confrontos diretos na luta contra o rebaixamento.
O Furacão, por exemplo, é 12º colocado, mas tem apenas três pontos a mais que o Vasco, atual 17º, com 28 pontos. Depois, o Cruz-Maltino enfrenta, na ordem: Atlético-GO (11º), Botafogo (18º), Coritiba (19º) e Red Bull Bragantino (13º). Certamente até a data de cada partida as posições podem mudar, mas o cenário atual coloca todos na segunda metade da classificação. Mesmo o Atlético-GO, melhor posicionado, está apenas 6 pontos na frente do Vasco, o primeiro time na zona de rebaixamento.
No primeiro turno, quando o Cruz-Maltino estava em melhor fase, ainda com o técnico Ramon Menezes, se imaginava que esta sequência de jogos seria positiva para o clube no Brasileiro. Mas não foi o que aconteceu. Dos 15 pontos disputados contra estes times, o Vasco conquistou sete. Foi o começo da queda do time na classificação, que culminou com a demissão de Ramon após a derrota para o Bahia, na 14ª rodada.
A vitória contra o Santos, no último domingo, amenizou a pressão sobre o técnico Ricardo Sá Pinto e o elenco do Vasco, que vinha de sete jogos sem vencer. Agora, contra o Athletico-PR, o Gigante da Colina inicia uma sequência que pode ser crucial para a vida do Vasco na Série A do Brasileiro.
Confira a sequência de jogos do Vasco
Athletico-PR (12º) – 27/12 – Arena da Baixada
Atlético-GO (11º) – 07/01 – Antônio Accioly
Botafogo (18º) – 10/01 – São Januário
Coritiba (19º) 17/01 – São Januário
Red Bull Bragantino (13º) – 20/01 – Nabi Abi Chedid
