Bahia

Bahia precisa conquistar mais de 50% dos pontos nos 11 jogos restantes para permanecer na Série A

Foto: AGUSTIN MARCARIAN/POOL/AFP via Getty Images

Com a derrota para o Internacional no último domingo (27), o Bahia continua fora da zona de rebaixamento, mas já pega à calculadora para fazer as combinações necessárias para se livrar do rebaixamento. E os números não são tão favoráveis ao Tricolor da Boa Terra. A equipe se estagnou na tabela com 28 pontos e está à 17 pontos da linha limítrofe estipulada para uma equipe fugir do rebaixamento, que são 45 pontos.

Com isso, restam apenas 11 jogos para o fim do Campeonato Brasileiro de 2020 que se estenderá até fevereiro de 2021, e, para o Bahia, a certeza de que precisa correr atrás desses 17 pontos. Numa conta simples, cinco vitórias e dois empates ou seis vitórias garantiriam a pontuação de 45 pontos, e ainda sobraria alguns jogos de vantagem, no qual poderiam ocorrer derrotas (sendo quatro possíveis derrotas para à primeira hipótese e cinco para a segunda).

Porém, o desempenho atual e o nível técnico dos adversários tendem a deixar o torcedor apreensivo e preocupado. Desses 11 jogos restantes, o Bahia fará cinco deles em Salvador, e seis fora de seus domínios. Na Fonte Nova, irá receber Athletico-PR, Corinthians, Fluminense, Goiás e o Santos, e fora de casa jogará contra Grêmio, Atlético-GO, Sport, Vasco da Gama, Atlético-MG e Fortaleza.

O problema é que se pegarmos o desempenho do Bahia contra esses mesmos adversários no primeiro turno, a equipe baiana somou apenas 10 pontos, o que na atual situação, somados aos atuais 28, totalizaria 38 pontos ao final do campeonato, abaixo dos 45 pontos planejados como certos para fugir do rebaixamento.

Com isso, o Bahia precisa conquistar 17 pontos dos 33 possíveis até o final do campeonato, o que resulta num possível aproveitamento de 51,5% dos pontos que deverá conquistar, superior, inclusive, à atual porcentagem de aproveitamento da equipe, que está na casa dos 34,6%.

Contra o Grêmio, no dia 6 de janeiro, em Porto Alegre, o Bahia necessita iniciar sua remontada para permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro, antes que outras equipes despertem e o Esquadrão fique para trás e a realidade da Série B volte ao cenário do CT Evaristo de Macedo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo