Embora não tivesse chance real de acesso, a Ponte Preta se despediu da Série B do Campeonato Brasileiro com o pé direito em uma atuação de autoridade ao golear o Figueirense por 7 a 2, no Estádio Orlando Scarpelli, nesta sexta-feira à tarde.
Mesmo com escalação alternativa e com garotos revelados nas categorias de base, Macaca triunfou em Florianópolis com gols de Camilo (2), Moisés (3), Tiago Orobó e Ernandes, enquanto Erison e Nonato descontaram ao Furacão do Estreito.
Com o resultado positivo, Alvinegra encerra participação na competição nacional com 57 pontos.
Os comandados de Fábio Moreno serão liberados para curto período de férias e devem começar os trabalhos de pré-temporada a partir da segunda semana de fevereiro, de olho no Campeonato Paulista.
PRIMEIRO TEMPO:
Bem organizada, a Ponte Preta não teve piedade do Figueirense e construiu goleada pelo placar de 4 a 1 apenas antes do intervalo.
Contra um adversário totalmente desmontado tática e psicologicamente por conta do rebaixamento antecipado, clube campineiro ditou o ritmo da partida, controlou as principais ações e foi dono das maiores oportunidades de gol.
Camilo, Moisés (2) e Tiago Orobó foram à rede no intervalo de 32 minutos, porém o resultado poderia ter sido ainda mais elástico se outras chances claras tivessem sido concluídas com maior eficácia.
Os catarinenses, por sua vez, não ofereceram nenhum perigo ao gol defendido por Guilherme Nogueira, mas foram à rede com Erison, em lance marcado por falha de marcação do zagueiro Ruan Renato e do lateral-esquerdo Ernandes.
SEGUNDO TEMPO:
Com vantagem segura, a Ponte Preta foi inferior nos dez primeiros minutos, período no qual Nonato descontou.
A partir de então, Alvinegra voltou a dominar o confronto, dosou bem a intensidade e ainda teve tempo para concluir a goleada histórica com gols de Ernandes, de cabeça, Moisés e Camilo, de cabeça.
FICHA TÉCNICA: FIGUEIRENSE 2 x 7 PONTE PRETA
FIGUEIRENSE: Rodolfo Castro (Vitor Caeano); Everton Santos, Vitor Mendes, Victor Oliveira e Renan Luís; Matheus Neris (Davi Kuhn), Nonato e Dudu (Jhonathan); Erison, Geovane Itinga e Diego Gonçalves (Bruno Michel). Técnico: Jorginho Cantinflas
PONTE PRETA: Guilherme Nogueira; Léo Pereira, Rayan (Thiago Lopes), Ruan Renato e Ernandes (Jean Carlos); Barreto, Igor Maduro (Léo Naldi) e Camilo; Guilherme Pato (Pedrinho), Moisés e Tiago Orobó (Papa Faye). Técnico: Fábio Moreno
Gols: Erison e Nonato (FIG) e Camilo (2), Moisés (3), Tiago Orobó e Ernandes (PON)
Cartões amarelos: Victor Oliveira (FIG) e Ernandes (PON)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Público e renda: portões fechados
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)