Palmeiras

Joia da base, versatilidade e Seleção Brasileira: por que Gabriel Menino é tão importante para o Palmeiras

FOTO: DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS/CESAR GRECO

Assim como destacado inúmeras vezes pelo técnico Abel Ferreira, o Palmeiras ‘não tem um estrela, a estrela é a equipe’. Com um jogo coletivo forte e consistente, vários jogadores alviverdes se destacaram na temporada, em momentos diversos e de maneiras distintas. Do ataque à defesa. Desses vários destaques do time, Gabriel Menino é um dos que mais representa o clube, dentro e fora de campo, por uma série de fatores, desde a qualidade apresentada até a convocação da Seleção Brasileira.

CRIA DA CASA

Natural de Morungaba, no interior do estado de São Paulo, Gabriel Vinicius Menino chegou ao Palmeiras em 2017, após uma passagem de três anos na categoria de base do Guarani. Atuando no sub-20 já aos 17 anos de idade, o jogador ganhou destaque junto com Patrick de Paula na conquista do título paulista da categoria em 2019. Em novembro daquele ano, ainda com Mano Menezes no comando técnico do Verdão, ambos foram promovidos ao elenco profissional.

Em 2020, Gabriel Menino ganhou elogios de Vanderlei Luxemburgo na pré-temporada e começou o ano como titular no meio de campo do Palmeiras. No dia 22 de janeiro, fez sua estreia contra o Ituano, jogando os 90 minutos da partida, em uma vitória por 4 a 0 no Campeonato Paulista. Daquele momento em diante, o jogador se tornou um “décimo segundo jogador” da equipe, jogando em diferentes posições.

Além disso, o desempenho e o desenvolvimento do jogador é um sinal positivo para a diretoria alviverde. O Palmeiras nunca foi um clube “produtor” e utilizador de atletas da sua categoria de base, o que mudou desde a entrada de Paulo Nobre na presidência do clube e, depois, deu continuidade com Maurício Galiotte exercendo o cargo. Não é à toa que em 2019 o clube venceu 27 títulos de categorias de base, superando o recorde anterior de vitórias no mesmo ano, 23, em 2018.

VERSATILIDADE

Gabriel Menino é, na origem, um meio-campista. As suas características, como boa marcação, qualidade na saída de bola e a facilidade de chegar ao ataque, fizeram com que o jovem desempenhasse diferentes funções na equipe. Volante, lateral, ala ou meia, com mais liberdade ou fazendo área a área, o camisa 25 atuou sempre pela direita, com solidez defensiva e qualidade ofensiva.

Essa qualidade que o jogador tem de conseguir atuar em diversos lugares do campo, possibilita que Abel Ferreira mude de esquema tático com frequência, inclusive dentro do mesmo jogo.

FUTEBOL “DE ADULTO” E CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO

O desempenho muito acima da média para uma temporada de estreia, a inteligência em campo e a versatilidade fizeram com que Gabriel Menino fosse convocado, com apenas 20 anos de idade, por Tite para a Seleção Brasileira. O treinador destacou que o jogador poderia ser o “lateral construtor”, compondo o meio de campo do Brasil, explorando essa polivalência do camisa 25 do Verdão. Ele respondeu com um sincero ‘aceito jogar até do goleiro’.

A convocação de um jogador da categoria de base, e ainda tão novo, é apenas um dos capítulos de conexão do time com a Seleção. Em todos os cinco títulos de Copa do Mundo do Brasil, havia pelo menos um jogador do Palmeiras.

Além disso, o clube já representou, por inteiro, a Seleção Canarinho em um amistoso contra o Uruguai. Em 1965, todo o elenco do Palmeiras foi convocado, inclusive a comissão técnica de Filpo Nuñez, o único estrangeiro a comandar o Brasil, para vencer a Celeste por 3 a 0, na inauguração do Mineirão.

FUTURO

Com grande potencial e uma multa rescisória de 60 milhões de euros, quase 400 milhões de reais, Gabriel Menino já recebeu sondagens do futebol europeu e não deve ficar muito tempo nos campeonatos nacionais. Apesar de ter dito que gostaria de ficar muito tempo no clube e virar ídolo, as finais da Libertadores e da Copa do Brasil podem ser as últimas que o camisa 25 disputará com o Palmeiras.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo