O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim e a competição tem tudo para continuar sendo emocionante até a última partida. O Atlético-MG, terceiro colocado e com chances matemáticas de título, retorna ao Mineirão após dois resultados negativos, ambos fora de casa. O alvinegro enfrenta o Bahia neste sábado, às 19h, pela 36ª rodada.
Melhor mandante do Campeonato até o momento, o Atlético tem mais de 80% de aproveitamento jogando em seus domínios. No Mineirão, a equipe alvinegra disputou 17 partidas, somando 13 vitórias, três empates e uma derrota, o que equivale a 82,3% de aproveitamento.
Além de ainda brigar pelo caneco, o alvinegro busca o resultado positivo para consolidar a classificação direta à fase de grupos da Libertadores, importante no planejamento do clube para a próxima temporada. O Atlético já está classificado para a competição internacional, no entanto, em caso de classificação direta, evita a pré-Libertadores, que conta com quatro jogos antes da fase de grupos.
Em busca do reencontro com a vitória
O Atlético-MG vem de duas partidas sem vencer no Brasileirão. Contra o Goiás, fora de casa, a equipe foi derrotada por 1 x 0 e contra o Fluminense, também longe de seus domínios, não saiu do 0 x 0. A equipe alvinegra soma 61 pontos no Campeonato, ficando atrás do líder Internacional, que tem 66, e do vice-líder Flamengo, com 65.
Para a partida deste sábado diante do Bahia, Sampaoli não vai contar com o volante Allan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o atacante Keno, em recuperação de lesão no cotovelo esquerdo. Mas, por outro lado, o argentino terá a volta do volante Jair, que cumpriu suspensão automática na última partida.
Desta forma, o time deve ser escalado assim: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco (Nathan) e Hyoran; Savarino, Eduardo Vargas e Eduardo Sasha (Marrony).
O adversário
O Atlético-MG está brigando lá em cima na tabela, situação diferente do Bahia. Com 37 pontos, o tricolor baiano é o 16º colocado, uma posição acima da zona de rebaixamento. A equipe não vence há três jogos e vem de um empate em 3 x 3 contra o Goiás, dentro de casa.
Para a partida contra o Galo, a escalação do Bahia é uma incógnita. Isso porque o treinador Dado Cavalcanti tem alguns problemas: O atacante Thiago Eduardo, com covid-19, o volante Daniel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Índio Ramírez, com lesão no joelho, não jogam.
E não para por aí. Além deles, o goleiro Anderson está fora por problemas pessoais e outros jogadores que testaram positivo para o coronavírus serão revelados antes da partida. Para a posição, a equipe conta com o retorno de Mateus Claus, recuperado de lesão na coxa.
Desta forma, o Bahia deve ir a campo com: Mateus Claus, Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Patrick de Lucca (Rodriguinho); Rossi, Gabriel Novaes e Gilberto.
A arbitragem
Raphael Claus (FIFA) é o árbitro do jogo, com o auxílio de Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA) e Daniel Paulo Ziolli. Todos de São Paulo. Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) comanda o árbitro de vídeo, com os assistentes Vinicius Furlan (SP) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP).
Retrospecto do confronto
Ao todo, as equipes já se enfrentaram em 63 jogos. Foram 29 vitórias do Atlético, 18 empates e 18 triunfos do Bahia. Na última partida entre as equipes, o Bahia levou a melhor, pela 17ª rodada do Brasileirão.
A primeira vez que as equipes ficaram frente a frente foi em 1947, em Salvador, em um amistoso. O Atlético venceu por 1×0.
Melhores mandantes do Brasileiro até aqui
Atlético-MG – 17 partidas (13 vitórias, três empates e uma derrota)
Internacional – 17 partidas (12 vitórias, quatro empates e uma derrota)
Fluminense – 17 partidas (10 vitórias, quatro empates e três derrotas)
Para saber tudo sobre o futebol mineiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram