No estádio que foi a casa do Botafogo na temporada de 2016, o alvinegro sofreu no segundo tempo, mas empatou com a Portuguesa por 0 a 0 e se classificou para a semifinal da Taça Rio. Diferente do último jogo, o glorioso demonstrou inconsistência no ataque e liga alerta para a reta final da competição.
Sob o comando técnico de Paulo Autuori, o Botafogo não conseguiu fazer com que o trio de ataque, com Luis Henrique, Luiz Fernando e Pedro Raul funcionasse, e não balançou as redes do adversário. Na segunda etapa, a Portuguesa, que precisava da vitória para tentar se classificar, deu pressão ao alvinegro, mas parou nas mãos do goleiro Diego Cavalieri.
JOGO
O Botafogo entrou em campo com escalação diferente da goleada diante da Cabofriense, pela quarta rodada da Taça Rio. O treinador Paulo Autuori optou pelo esquema com dois zagueiros, portanto promoveu a entrada de Fernando, Kanu e Caio Alexandre ao time titular. O volante Cícero e o lateral-esquerdo Danilo Barcelos ficaram como opção no banco de reservas.
Logo nos primeiros minutos de jogo, a Portuguesa teve uma chance real de gol, mas parou nas mãos do goleiro Diego Cavalieri. Depois disso, o Botafogo se acertou em campo e começou a causar perigo ao adversário. Apesar dos meias não conseguirem criar chances claras de gol, o time acertou a trave por três ocasiões, sendo duas vezes pelo centroavante Pedro Raul.
Na segunda etapa, o técnico Paulo Autuori modificou a equipe. Fez quatro das cinco substituições que tinha direito, para deixar o meio campo mais rápido. Colocou Cortez, Enio e Alex Santana no meio. O time, no entanto, permaneceu sem dinâmica e sem criar chances reais de gol. Viu a equipe da Portuguesa pressionar durante os últimos vinte minutos. Graças ao goleiro Diego Cavalieri, o Botafogo empatou por zero a zero e se garantiu na semifinal da competição.
BENEVENUTO E CAVALIERI SALVAM O BOTAFOGO
Desta vez, o grande destaque da partida não foi o ataque nem o meio. O goleiro Diego Cavalieri, em duas ocasiões, salvou a meta do Botafogo. Outro destaque foi o zagueiro Marcelo Benevenuto, que mais uma vez fez ótima partida.
FASE FINAL
Com a classificação garantida para a semifinal da Taça Rio, o Botafogo enfrenta o Fluminense, no domingo (6), às 16h, no Estádio Nilton Santos.
ATUAÇÕES – BOTAFOGO:
Diego Cavalieri – 8 : O arqueiro alvinegro foi o grande responsável por salvar a equipe. Fez duas defesas, no primeiro e segundo tempo, que garantiram a classificação.
Honda – 5 : Xodó da torcida, o japonês Keisuke Honda pouco participou da partida. Foi bem marcado pela equipe da Portuguesa e acabou substituído.
Marcelo Benevenuto – 7,5: O zagueiro mais uma vez fez ótima partida. Com tempo de bola preciso, ajudou a garantir o resultado.
Diego Cavalieri – 8
Fernando – 5,5
Marcelo Benevenuto – 7,5
Kanu – 6
Guilherme – 5
Caio Alexandre – 6
Honda – 5
Bruno Nazário – 5
Luis Henrique – 5,5
Luiz Fernando – 5,5
Pedro Raul – 6
Barrandeguy – 5,5
Alex Santana – 5
Enio – 5,5
Cortez – 5
Paulo Autuori – 6
FICHA TÉCNICA:
Data-Hora: 01/7/2020, às 21h30
Estádio: Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Silbert Sisquim e Thiago Rosa
Público/Renda: Sem público.
Cartão amarelo: Fernando, Bruno Nazário, Honda, Marcelo Benevenuto (BOT); Marcão, Mauro Gabriel e Dilsinho (POR)
Cartão vermelho: não houve
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Fernando (Barrandeguy, 15’/2ºT), Marcelo Benevenuto, Kanu, Guilherme; Caio Alexandre, Honda (Alex Santana, 25’/2ºT), Bruno Nazário (Cortez, 13’/2Tº), Luis Henrique, Luiz Fernando (Enio, 25’/2ºT) e Pedro Raul. Técnico: Paulo Autuori