Copa do Nordeste

Após empate sem gols no tempo normal, Bahia vence o Fortaleza nos pênaltis e avança para a final da Copa do Nordeste

Foto: Rafael Machaddo/EC Bahia

O Bahia venceu o Fortaleza por 4 a 2 nos pênaltis e confirmou vaga na grande decisão da Copa do Nordeste. O jogo válido pela semifinal da competição e disputado na Arena Castelão, terminou sem gols no tempo regulamentar. O Esquadrão de Aço criou as melhores chances da partida em chutes de Rossi, mas ninguém conseguiu balançar a rede. Nas penalidades, Matheus Teixeira, que é o reserva do Esquadrão de Aço, defendeu duas cobranças, que ajudaram o Bahia a carimbar o passaporte para a final da Copa do Nordeste. A decisão será contra o Ceará.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou com o meio-campo bastante tumultuado. O esquadrão de aço acionava a velocidade na direita, com Nino Paraíba e Rossi, mas sem conseguir finalizar a meta de Felipe Alves. Já o Fortaleza teve sua melhor oportunidade em um chute do meio-campo de Wellington Paulista, que pegou Matheus Teixeira, adiantado, de surpresa.  No segundo terço do primeiro tempo, o Bahia teve a bola no campo de ataque, mas não conseguiu nenhuma finalização com perigo, enquanto o Leão do Pici tentava sair no contra-ataque, mas também sem criar boas chances.

Quando o jogo caiu um pouco de ritmo e o Fortaleza conseguiu trocar mais passes no ataque, o Bahia criou as melhores oportunidades da primeira metade de partida. E todas com um nome em comum, Rossi. A primeira veio após um lançamento da defesa, onde o ponta da equipe baiana ganhou na corrida do zagueiro, mas chutou fraco para fora. Depois, cruzamento rasteiro de Rodriguinho para Rossi, que de fora da área, pegou bem na bola e carimbou a trave. Por fim, cruzamento do Bahia passou por todo mundo, incluindo o goleiro do Fortaleza, e sobrou mais uma vez para a atacante, que sozinho chutou por cima do gol.

Defesas tiveram atuação sólida nesta semifinal (Foto:Rafael Machaddo/EC Bahia)

SEGUNDO TEMPO

O Esquadrão de Aço voltou do intervalo com o domínio do jogo, e criou algumas chances que levaram perigo a meta de Felipe Alves. Além disso, os jogadores pediram um pênalti em Gilberto, após o atacante cair na área, mas o juiz não deu e o VAR confirmou a decisão do árbitro.

Depois da entrada de Matheus Vargas no meio-campo do Fortaleza, o jogo equilibrou bastante. A equipe cearense conseguiu ter mais a bola no campo de ataque, mas ainda sem levar perigo ao gol de Matheus Teixeira. Rossi, ainda assim, teve mais uma chance de tirar o 0 do placar, após sobra do corte da zaga do Leão do Pici, o ponta deu um forte chute cruzado, que mesmo sendo desviado, levou perigo a meta de Felipe Alves.

A última parte da partida foi bem menos movimentada. O Fortaleza apresentou uma leve superioridade, mas, novamente, nenhuma finalização de perigo ao gol. Os dois times pareciam querer a disputa de pênaltis.

PENALIDADES

E nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Matheus Teixeira. Reserva do Tricolor baiano, ele foi avisado que começaria o jogo de última hora após o titular, Douglas Friedrich, testar positivo para Covid-19. Na disputa, Matheus pegou as cobranças de Bruno Melo e Robson, enquanto o arqueiro do Fortaleza, Felipe Alves, agarrou apenas a penalidade de Juninho Capixaba. Gilberto, Galdezani, Rodriguinho e Conti fizeram os seus e o Bahia conseguiu a vaga na final da Copa do Nordeste.

Matheus Teixeira defendeu duas cobranças nas disputas de pênaltis e foi um dos destaques do jogo (Foto: Rafael Machaddo/EC Bahia)

FINAL DA COPA DO NORDESTE

Na decisão o Bahia enfrentará o Ceará, que mais cedo venceu o Vitória por 2 a 0 na outra semi. Os dois jogos da grande final estão marcados para os dias 01/05 e 08/05, sendo o primeiro jogo no Pituaçu e a volta no Castelão.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS 

O Bahia volta a campo já na próxima terça-feira (27), quando jogará em casa contra o Guabirá, da Bolívia, em partida válida pela Sul-Americana. O Fortaleza não tem previsão de quando volta a campo, já que o Campeonato Cearense está paralisado por causa da pandemia de Covid-19

Para saber tudo sobre a Copa do Nordeste, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo