O técnico Marcelo Chamusca vem tendo dificuldades para acertar a escalação do Botafogo na temporada. Com um calendário apertado, lesões, jogadores contaminados com covid-19, contratações, análises e testes, Chamusca só repetiu a escalação apenas uma vez em quinze partidas desde de que chegou ao clube. A única repetição aconteceu na partida contra o Flamengo em que o Glorioso foi derrotado por 2 a 0.
Douglas Borges e Kanu são os jogadores do elenco com mais partidas na temporada, ambos só ficaram de fora apenas uma vez. O goleiro Douglas Borges apenas não foi titular na primeira partida do Botafogo na temporada, contra o Boavista, quando ainda não tinha sido anunciado pelo clube. Douglas ganhou espaço na meta alvinegra devido à atuações seguras e às lesões de Gatito e Diego Cavalieri. O zagueiro Kanu que vem apresentando um bom desempenho com a camisa do Botafogo só ficou de fora na partida contra o Nova Iguaçu, pois cumpria suspensão após ter sido expulso na partida contra o Flamengo.
Jonathan também está entre os mais utilizados do elenco. O lateral só ficou de fora de duas partidas na temporada: A primeira, ainda não tinha sido anunciado; A segunda, Chamusca optou por Warley na posição. Após uma temporada com a lateral-direita bastante criticada, Jonathan chegou para assumir a titularidade da posição e vem tendo bons números com a camisa alvinegra.
Pedro Castro é uma das peças mais importantes do time mas sofreu uma lesão depois de jogar apenas três partidas pelo Botafogo e ficou de fora de nove jogos na temporada. Sempre que esteve disponível, foi titular da equipe e com ótimas apresentações. O meia tem três gols em seis jogos pelo Botafogo e é o artilheiro do time, após a saída de Matheus Babi.
Relembre todas as escalações do Botafogo na temporada 2021:
BOTAFOGO 0 x 0 BOAVISTA
Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Hugo; Luiz Otávio, Rickson e Bruno Nazário; Warley, Ênio e Matheus Babi.
BOTAFOGO 3 x 0 RESENDE
Douglas Borges, Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Hugo; Luiz Otávio, Pedro Castro e Bruno Nazário; Warley, Ronald e Matheus Babi.
MOTOCLUB 0 x 5 BOTAFOGO
Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Sousa; Luiz Otávio, Pedro Castro e Marcinho; Warley, Ronald e Matheus Babi.
BANGU 0 x 0 BOTAFOGO
Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Sousa; José Welison, Pedro Castro e Marcinho; Warley, Ênio e Matheus Babi.
VASCO 1 x 1 BOTAFOGO
Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Paulo Victor; José Welison, Rickson e Matheus Frizzo; Warley, Marcinho e Matheus Babi.
BOTAFOGO 0 x 2 FLAMENGO
Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Paulo Victor; José Welison, Rickson e Matheus Frizzo; Warley, Marcinho e Matheus Babi.
NOVA IGUAÇU 1 x 2 BOTAFOGO
Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Gilvan e Paulo Victor; Kayque, Matheus Frizzo e Felipe Ferreira; Warley, Marcinho e Matheus Babi.
BOTAFOGO 1 x 1 MADUREIRA
Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Gilvan e Paulo Victor; Kayque, Matheus Frizzo e Felipe Ferreira; Marco Antônio, Marcinho e Matheus Babi.
BOTAFOGO 1 x 1 PORTUGUESA
Douglas Borges; Jonathan, Gilvan, Kanu e Paulo Victor; Matheus Frizzo, Ricardinho, Marcinho e Felipe Ferreira; Rafael Navarro e Matheus Babi.
VOLTA REDONDA 2 x 2 BOTAFOGO
Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Gilvan e Rafael Carioca; Luiz Otávio, Ricardinho e Matheus Frizzo; Felipe Ferreira, Marco Antônio e Rafael Navarro.
ABC 1 (4) x (1) 1 BOTAFOGO
Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Gilvan e Rafael Carioca; Luiz Otávio, Ricardinho e Matheus Frizzo; Felipe Ferreira, Marco Antônio e Matheus Nascimento.
FLUMINENSE 1 x 0 BOTAFOGO
Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Gilvan e Paulo Victor; Luiz Otávio, Rickson e Ricardinho; Ronald, Marco Antônio e Matheus Nascimento.
BOTAFOGO 4 x 0 MACAÉ
Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Sousa e Paulo Victor; Pedro Castro, Rickson e Ricardinho; Felipe Ferreira, Marco Antônio e Matheus Nascimento.
BOTAFOGO 0 x 0 NOVA IGUAÇU
Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Sousa e Paulo Victor; Rickson, Pedro Castro e Matheus Frizzo; Felipe Ferreira, Marco Antônio e Matheus Nascimento.
NOVA IGUAÇU 0 x 1 BOTAFOGO
Douglas Borges; Warley, Kanu, Sousa e Paulo Victor; Matheus Frizzo, Romildo e Pedro Castro; Ronald, Marco Antônio e Matheus Nascimento.