Uma vez Flamengo? Não! Sete vezes Flamengo! Na noite de quinta-feira (27), o Rubro-Negro venceu o São Paulo por 93 x 85 e conquistou o título do Novo Basquete Brasil, o sétimo na história. A equipe da Gávea venceu os três primeiros jogos da melhor de cinco, disputada no Maracanãzinho, contra o Tricolor Paulista, levantando o troféu de forma antecipada.
O Flamengo chegou ao terceiro jogo da final defendendo uma invencibilidade de 33 partidas na temporada, e contou com a experiência de Olivinha e Marquinhos para vencer o primeiro quarto por 26 x 20, a maior vantagem dos três confrontos da série.
Já o São Paulo tinha em Lucas Mariano uma das principais esperanças para se manter vivo na briga pelo título. E o pivô teve papel fundamental no segundo quarto, principalmente nas bolas de tres. As equipes empataram em 19 x 19 na parcial e o Flamengo foi para o vestiário liderando por 45 x 39
Acompanhe tudo sobre basquete no Esporte News Mundo.
Na volta do intervalo, o Flamengo não deu brechas ao azar. O time de Gustavo de Conti cometeu apenas dois erros contra sete dos paulistas, aumentando a vantagem em mais dois pontos e indo para o quarto decisivo com 68 x 60 no placar.
O São Paulo esboçou uma reação no último quarto e chegou a encurtar a distância para dois pontos, contando com boas atuações do trio Dawkins, Lucas Mariano e Georginho. Mas no outro lado tinha um Flamengo imbatível. A dupla Marquinhos e Olivinha comandou as ações, e auxiliada por nomes como Yago Mateus, Lucas Martinez e Rafael Hettsheimer, inspirou o Rubro-Negro para a sétima conquista do NBB, colocando um 93 x 85 no placar final.
Hegemonia!
O Flamengo finalizou a temporada 2020/2021 com quatro títulos: Carioca, Champions League das Américas de Basquete (BCLA sigla em inglês), Super 8 e por fim o NBB. Com sete trofeus levantados, o Rubro-Negro é o maior campeão da principal competição nacional.
Intermináveis!
Há 12 temporadas atuando juntos no Flamengo, Olivinha e Marquinhos chegaram ao 19º título com a camisa rubro-negra. Antes, os dois tinham sido campeões paulista pelo Paulistano em 2011, totalizando 20 trofeus por times como dupla.