As ruas do Principado sorriram para Max Verstappen. O holandês da Red Bull venceu o GP de Mônaco de F1 neste domingo (23) e contou com uma combinação mágica para assumir a liderança do campeonato pela primeira vez na carreira. Carlos Sainz (Ferrari) e Lando Norris (McLaren) completaram o pódio.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram!
Max começou o dia em vantagem graças ao abandono de Charles Leclerc antes mesmo da largada. O monegasco percebeu problemas na caixa de câmbio quando guiava para o grid e a Ferrari não conseguiu consertar o carro a tempo: reflexos da batida nos últimos minutos da classificação de sábado.
Agora Verstappen tem 105 pontos, contra 101 de Lewis Hamilton. Além do Mundial de Pilotos, a Red Bull assume também a liderança no Mundial de Construtores pela primeira vez desde o início da era híbrida.
PESADELO NA MERCEDES
De cara para o vento, Verstappen bloqueou a passagem de Valtteri Bottas na primeira curva. O finlandês da Mercedes largou bem, mas não encontrou espaço para ultrapassar. Em sua parada, o pneu dianteiro direito travou – provavelmente após algum toque no guard-rail, comum nesse circuito. Fim de prova melancólico.
Hamilton, por sua vez, ficou preso no meio do pelotão e não ofereceu perigo. A Mercedes calculou mal sua parada e o inglês perdeu a posição para Vettel e Perez, além de não conseguir passar Gasly. A reclamação no rádio deixou claro que o heptacampeão não ficou nada feliz com a estratégia. Terminou a prova em 7º, mas com a volta mais rápida no bolso.
+Verstappen domina GP de Mônaco e comemora primeiro pódio no principado e liderança do campeonato
DESTAQUES DA PROVA
Azar de uns, sorte de outros: a Ferrari terminou seu melhor final de semana em muito tempo com um pódio para Carlos Sainz, que largou efetivamente em 3º. A McLaren, com uma pintura especial, retrô, também viu Norris confirmar a boa fase no ano. As duas equipes travam uma batalha nostálgica para ser a terceira força do campeonato.
Outro destaque da prova foi Sebastian Vettel. O tetracampeão, que sofreu nas primeiras provas com a Aston Martin, fez uma prova limpa, sem erros e terminou na 5ª colocação. Foi eleito o Piloto do Dia pelos espectadores da prova.
A próxima etapa do campeonato acontece em 6 de junho, no Azerbaijão.
Confira como foi a transmissão do tempo real do Esporte News Mundo do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1.