A Championship – segunda divisão inglesa – se encerrou nesta quarta-feira, com todos os 12 jogos da 46ª rodada. Com exceção do título – conquistado pelo Leeds United de Marcelo Bielsa -, todas as demais lutas (acesso direto, play-off e rebaixamento) estavam em aberto e as partidas tiveram emoção até o minuto final.
WEST BROM EMPATA E SOBE
Antes da rodada começar, três clubes sonhavam com a segunda posição da tabela e o consequente acesso direto para a Premier League: o West Bromwich (82 pontos), o Brentford (81) e o Fulham (80). E, por incrível que pareça, nenhum dos três venceu na rodada.
Bom para o vice-líder West Bromwich. Seguindo a má fase recente, a tradicional equipe apenas empatou em casa com o Queens Park Rangers (2 a 2), mas se beneficiou com os tropeços dos rivais e voltará a jogar na elite do futebol inglês após duas temporadas.
PLAYOFFS DE PESO
Já a terceira e última vaga para a Premier League tradicionalmente é definida por meio de um play-off de acesso entre quatro equipes – do 3º ao 6º colocado.
Os rivais de Londres, Brentford e Fulham, tinham esperança em subir direto e, com o empate do West Brom, dependiam apenas de si para assumir a vice-liderança. No entanto, ambos os clubes também tropeçaram e terão que se contentar em disputar os playoffs.
O Brentford perdeu em casa (2 a 1) para o desesperado Barnsley – que brigava para não cair -, e terminou na 3ª posição. Já o Fulham empatou fora de casa por 1 a 1 com o Wigan e permaneceu com o 4º lugar.
A briga pelas duas outras vagas envolvia três equipes tradicionais e houve mudança na tabela devido a dois gols nos acréscimos das partidas.
Com três pontos de vantagem e cinco gols de saldo a mais, o quinto colocado Nottingham Forest tinha uma tarefa relativamente fácil. No entanto, a equipe foi goleada pelo Stoke City por 4 a 1, e viu o Swansea golear o Reading pelo mesmo placar. Detalhe que, em ambas as partidas, os últimos gols saíram já nos acréscimos e determinaram a troca de posição na tabela.
Dessa forma, o clube galês ultrapassou o Forest pelo saldo de gols e terminou na 6ª posição. Quem também se aproveitou foi o Cardiff City. O clube bateu o Hull City por 3 a 0, ultrapassou o Nottingham Forest e terminou em 5º lugar. Já o Forest caiu para a 7ª colocação e irá disputar a segunda divisão mais uma vez.
Nas semifinais do play-off de acesso, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, buscando vaga na grande decisão que será disputada em jogo único no Estádio de Wembley, em 4 de agosto. Quem vencer a final em Wembley garante a última vaga na Premier League 2020/21.
S1 – (3º) Brentford x Swansea (6º) – 26 e 29 de julho
S2 – (4º) Fulham x Cardiff City (5º) – 27 e 30 de julho
BRIGA PELO REBAIXAMENTO
Com nenhum clube rebaixado matematicamente até o início da última rodada, a briga no Z-3 era grande e envolvia oito equipes. E da mesma forma que o G-6, houve mudança na tabela e clubes se salvando na jornada final.
Precisando de um milagre para se salvar, o Hull City foi derrotado pelo Cardiff (3 a 0) e terminou na lanterna da competição. O Wigan, que sofreu punição de 12 pontos devido a problemas financeiros, não conseguiu vencer o Fulham em casa (1 a 1) e terminou na vice-lanterna. Por fim, o Charlton foi derrotado pelo campeão Leeds United (4 a 0) e acabou na 22ª posição.
Já o Barnsley e o Luton Town, que iniciaram a rodada na zona de rebaixamento, venceram seus respectivos jogos e conseguiram se salvar. Destaque para a vitória do Barnsley sobre o terceiro colocado Brentford fora de casa (2 a 1) e com gol nos acréscimos do segundo tempo.
CONFIRA OS RESULTADOS DA 46ª RODADA:
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook