POR RODRIGO DA COSTA E JAIRE FILHO
Com time misto e foco na Libertadores, o Fluminense encara o Grêmio neste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor das Laranjeiras preservará alguns titulares por conta da partida contra o Cerro Porteño-PAR, terça-feira, o Imortal terá força máxima e continua a luta para fugir da zona do rebaixamento.
Na última rodada, o Fluminense venceu o Sport por 2 a 1, em Recife. Já o Grêmio empatou sem gols com o Internacional, na estreia do técnico Felipão. Ambos também chegam de vitórias no meio da semana, fora de casa, pela Libertadores e Sul-Americana. O Flu venceu o Cerro Porteño-PAR por 2 a 0, enquanto o Imortal bateu a LDU-EQU por 1 a 0.
Fluminense terá time misto
O Fluminense terá um time misto para o duelo contra o Grêmio. Com o objetivo de alcançar a vaga nas quartas de final da Libertadores, o técnico Roger Machado decidiu preservar alguns titulares, assim como fez contra o Sport. Fred, que voltou a treinar com bola, segue de fora. Além dele, Nenê, Caio Paulista, Samuel Xavier e Marcos Felipe também não foram relacionados.
Em razão da vantagem confortável para o jogo de volta contra o Cerro Porteño-PAR, o técnico Roger Machado manterá quatro titulares, sendo três defensores: Manoel, Luccas Claro e Egídio. Na frente, a tendência é que Gabriel Teixeira jogue, já que atuou somente 45 minutos na ida das oitavas de final. No entanto, essa é a maior dúvida do treinador, que cogita utilizar Cazares.
Por outro lado, o treinador tricolor terá o retorno do meia Martinelli, que cumpriu suspensão automática e não enfrentou o Cerro Porteño-PAR. Abel Hernández, que também foi titular contra a equipe paraguaia após retornar de lesão, deve jogar alguns minutos para seguir ganhando mais ritmo. Fred, que sofreu uma lesão muscular, segue fora, assim como Raul Bobadilla.
Grêmio com força máxima
O Grêmio segue se recuperando de uma crise interna e precisa de pontos para subir na tabela do Brasileirão. Na lanterna do campeonato, o Imortal busca a segunda vitória seguida sob o comando de Felipão para aumentar ainda mais a moral da equipe na luta pela fuga do Z-4.
A vitória contra a LDU-EQU, em Quito, por 1 a 0, pela ida das oitavas de final da Sul-Americana, foi uma injeção de ânimo nos jogadores. Entretanto, o Grêmio não se encontra numa situação de priorizar somente um torneio e, por isso, Felipão colocará força máxima.
Para o duelo contra o Fluminense, o Grêmio terá o retorno de quatro jogadores: o zagueiro Pedro Geromel, o lateral-direito Rafinha e os meias Victor Bobsin e Pinares. Os três primeiros ficaram fora da da viagem para o Equador, enquanto o último foi afastado por sintomas de gripe. A única dúvida é sobre o retorno de Rafinha, já que Vanderson tem atuado bem.
Por outro lado, Felipão não contará com o atacante Douglas Costa. O jogador foi liberado desde a partida contra a LDU-EQU por conta do seu casamento, na República Dominicana, que já estava marcado antes da negociação com o clube. Já o atacante Ferreira segue em recuperação de uma lesão no joelho direito e também é desfalque.
Retrospecto é positivo para o Grêmio
Na luta para fugir da zona do rebaixamento, o Grêmio pode buscar motivação no histórico recente contra o Fluminense. Nos últimos dez jogos, foram sete vitórias, duas derrotas e um empate. No Brasileirão de 2020, o Imortal venceu duas vezes por 1 a 0.
Na história, o retrospecto também é positivo para o Grêmio. Ao todo, foram 86 jogos, 37 vitórias, 22 empates e 27 derrotas, com 110 gols a favor e 94 contra. A última vitória do Fluminense no confronto foi em setembro de 2019, por 2 a 1, no Maracanã.