O Brasil não sentiu o nervosismo da estreia dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e massacrou a China, com uma goleada por 5 a 0. Destaque para Marta, que marcou dois gols. Debinha, Andressa e Bia Zaneratto completaram o placar.
A vitória elástica fez a Seleção Brasileira feminina igualar a sua melhor estreia em Jogos Olímpicos. Em 2012, em Londres, goleou Camarões pelo mesmo placar. A equipe volta a campo no próximo sábado, às 8h (horário de Brasília), quando enfrenta a Holanda. O Brasil fecha a participação na primeira fase contra Zâmbia, na terça-feira.
O Jogo
O Brasil começou a partida de forma avassaladora. Marcando forte no campo de ataque, sufocou as chineses, que não conseguiam sair da pressão e por isso o gol não demorou a sair. Logo aos 8 minutos, Bia Zaneratto roubou a bola, cruzou para Debinha, que cabeceou na trave, mas no rebote, Marta fuzilou de pé canhoto para abrir o placar para o Brasil.
A pressão permaneceu e o Brasil ampliou ao 21 minutos. Em ótima triangulação pelo lado esquerdo do campo, Bia Zaneratto arriscou de fora da área, a goleira deu rebote e Debinha, artilheira do time sob o comando de Pia Sundhage com 13 gols, teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes.
Com o jogo dominado e controlado, a equipe brasileira teve oportunidades de fazer o terceiro gol com Andressinha e Érika, mas sem sucesso. As chineses só foram assustar aos 39 minutos, mas Bárbara fez grande defesa em chute de fora da área de Miao.
Esse lance foi um presságio do que iria acontecer no segundo tempo. A China retornou do intervalo com mais agressividade e criou boa chances e só não diminuiu por causa da goleira Bárbara, que fez duas ótimas defesas. A trave também ajudou o Brasil em três oportunidades.
Após os sustos, o Brasil acordou e passou a controlar mais o jogo, encaixando bons contra-ataques. Em uma dessas jogadas, Debinha, em um belo domínio na área, girou rápido e acertou um lindo chute, defendido pela goleira chinesa no limite, tanto que a bola bate na trave.
O lance fez o Brasil crescer ainda mais, ampliando o placar para um grande goleada. Aos 28 minutos, Marta faz o segundo dela e o terceiro da equipe, ao finalizar no cantinho, surpreendendo a goleira chinesa, que esperava um cruzamento da craque brasileira. Andressa, aos 36, em cobrança de pênalti, que ela mesma sofreu, fez o quarto. Fechando a conta, aos 43, Bia Zaneratto marcou o quinto gol da Seleção Brasileira, escorando um cruzamento de Debinha. Estreia perfeita para um jogo que beirou à perfeição.
Escalações
Brasil: Bárbara; Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga (Julia), Andressinha, Duda (Andressa) e Marta (Ludmilla); Bia Zaneratto e Debinha. Técnica: Pia Sundhage
China: Peng Shimeng; Luo Guiping, Wang Xiaoxue, Li Qingtong e Li Mengwen; Wang Yan (Wurigumula), Yang Lina, Miao Siwen (Liu Jing), Wang Shuang e Zhang Xin; Wang Shanshan. Técnico: Jia Xiuquan