Rafael dos Anjos tem luta marcada para 30 de outubro, contra Islam Makhachev, no UFC 267, em Abu Dhabi. O sonho de voltar a ser campeão do UFC ainda figura para o brasileiro, que admite que esta pode ser sua última chance disto.
Em entrevista ao Combate, dos Anjos disse que considera a luta conta o pupilo de Khabib Nurmagomedov o início de sua ‘última dança’ pelo cinturão. O ex-campeão dos leves acredita que, caso não consiga o sucesso agora, não terá mais as condições de uma nova tentativa.
– Tenho certeza de que esta será minha última corrida pelo cinturão. Não é que eu tenha mais um ou dois anos de carreira. É que eu não sei se terei saúde física e mental para uma nova corrida pelo cinturão depois disso – disse o brasileiro, que vem de vitória sobre Paul Felder após reestrear nos leves (teve passagem recente nos meio-médios)
– Subi de peso, lutei pelo cinturão da categoria de cima e voltei para o peso-leve. Estou nesse corre, nessa função, nesse foco e acho que tenho tudo para chegar. Com foco e força de vontade, que eu tenho de sobra, é minha última corrida pelo cinturão e estou firme nela – completou.
Para isso, Rafael dos Anjos decidiu por uma estadia de, pelo menos, um ano no Brasil com a família e treinando na Nova União, equipe liderada por André Pederneiras. Depois de um último camp de treinos realizado no país e avaliado de forma positiva pelo lutador, a repetição do esquema pretende ser maior e, para o brasileiro, trouxe novas formas de se preparar no físico e no mental
– Cheguei num ponto em que eu realizei que já vivi de tudo nessa carreira. São 43 lutas, altos e baixos, e acho que a gente precisa estar com o lado mental bom para ser lutador. Estar com vontade e querendo e acho bom uma mudança de ares, de país. Vai ser um novo recomeço. vamos ver no que dá. A galera da Nova União me recebeu super bem, então vai ser bom fazer tudo numa vez só. Estou amarradão com essa mudança. A gente está pensando em chegar de novo ao cinturão, essa é a nossa meta e a família inteira está sabe disso.