Nesta segunda-feira (8) o Athletico realiza o velório de Barcímio Sicupira Júnior, ídolo e maior artilheiro da história do Furacão. O “craque da oito” como era popularmente conhecido por ter jogado com este número em seu dorsal nos anos em que esteve em campo. A torcida se despede da lenda até às 16h no estádio Joaquim Américo Guimarães.
Natural da cidade da Lapa, no interior do estado do Paraná, Sicupira iniciou a sua carreira em 1962 no Ferroviário e passou por Botafogo do Rio de Janeiro e Botafogo de Ribeirão Preto, antes de chegar ao Athletico em 1968. Ainda em 1972 foi emprestado ao Corinthians, mas retornou logo em seguida onde continuou e encerrou a sua carreira de jogador em 1975.
Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Após sua aposentadoria dos gramados, o ex-jogador se dedicou a comunicação, fez parte como comentarista dos jogos do Athletico em diversas rádios de Curitiba estando presente no cotidiano do torcedor rubro-negro ainda por mais alguns anos. Esteve presente, e comentando as conquistas mais recentes como a Copa Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019.
Em 2021, em projeto de lei, foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Paraná como cidadão benemérito do Estado por seus feitos dentro e fora de campo. Além disso, é o maior artilheiro da história do Club Athletico Paranaense, com 158 gols oficiais, até os dias atuais esses números permanecem distantes de qualquer outro jogador que passe pela equipe curitibana.
O falecimento de Sicupira foi noticiado no último domingo (7) durante a partida entre Red Bull Bragantino e Athletico, o Furacão venceu por 2 a 0 e dedicou a vitória ao craque e ídolo, com Thiago Heleno, zagueiro e capitão, homenageando Sicupira no vestiário após o jogo. O clube disponibilizou a Arena da Baixada para a família realizar o velório, inicialmente houve um momento exclusivo aos familiares e amigos próximos, posteriormente foi autorizado para que os torcedores fizessem a última homenagem.