Palmeiras

Números mostram que Luxemburgo aprova cinco substituições

Foto: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras

Em entrevista coletiva dada à TV Palmeiras nesta segunda (10), o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que aprova a mudança na regra pós-parada do futebol, que permite os times substituírem cinco jogadores por jogo, ao invés de três, como era antes da parada. O único adendo é que os técnicos podem parar o jogo apenas três vezes para realizarem essas mudanças.

A verdade é que Luxemburgo não precisaria ter dito em entrevista coletiva que aprova a mudança, pois os números recentes do time do Palmeiras deixam claro que o técnico do verdão se sente muito confortável com as cinco substituições. O Palmeiras substituiu cinco jogadores em todos os jogos que disputou pós retomada do futebol.

Das trinta mudanças, apenas duas foram realizadas por lesões de atletas, sendo elas a saída do lateral esquerdo Mathias Viña, no primeiro jogo da retomada, contra o Corinthians, devido a um corte na cabeça após choque com o volante Patrick de Paula e a saída de Felipe Melo na semifinal contra a Ponte Preta, que saiu com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda.

As outras mudanças realizadas por Vanderlei Luxemburgo foram ou por desgaste físico dos atletas, ou visando mudanças táticas. Em poucos jogos Luxemburgo troca “seis por meia dúzia”, e suas mudanças tendem a trazer melhoras no rendimento do Palmeiras no jogo.

QUEM MAIS ENTRA

O jogador que mais sai do banco do Palmeiras é Gustavo Scarpa, com 5 participações, seguido de Lucas Lima e Bruno Henrique, com 4. Isso indica que os três têm se tornado jogadores de confiança de Vanderlei Luxemburgo, mesmo não estando em sua melhor fase técnica.

QUEM MAIS SAI

Já os jogadores que mais deixam o time titular antes do fim da partida são os atacantes Rony e Willian, com 5 saídas cada, e os meio campistas Gabriel Menino e Ramires, com 4 substituições. Willian e Rony não vivem boa fase com a camisa do Palmeiras. Desde que chegou, o camisa 11 ainda não balançou as redes pelo verdão. Willian por sua vez tem tido dificuldades em apresentar o mesmo nível que apresentava antes da parada do futebol, quando era um dos artilheiros do campeonato.

COMO FICA?

Ainda não se sabe se a regra das cinco substituições vai ser mantida no futebol brasileiro, mas Luxemburgo já se posicionou a favor da manutenção. A Premier League, primeira divisão do futebol inglês, já anunciou que não manterá a regra para as próximas temporadas.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo