As Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo se aproximam de seu final na fase de grupos. Até o momento, apenas Alemanha e Dinamarca já garantiram suas classificações diretas ao Mundial. Durante esta data Fifa, os dois próximos jogos de cada seleção ainda vão garantir a classificação de mais oito países, sendo que quatro já conquistaram a Copa do Mundo. Confira a situação de cada seleção que já tem título de Copa e o que precisam fazer para ficarem com a vaga direta.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Espanha:
Campeã do Mundo em 2010, a Espanha caiu no grupo B das Eliminatórias e até o momento tem 13 pontos, sendo dois a menos do que a Suécia, que está na liderança e ficaria com a vaga direta. Por conta disso, será fundamental para a equipe de Luis Enrique vencer os seus dois compromissos. Nesta quinta-feira (11), o adversário será a Grécia, fora de casa. Depois, os espanhóis terão o confronto direto contra a Suécia, no domingo (14), para se garantir diretamente no Mundial. A Espanha ainda precisa tomar cuidado para não ser superada pela Grécia (9 pontos) e ficar fora da Copa.
Itália:
Os italianos possuem quatro títulos da Copa do Mundo (1934, 1938, 1982 e 2006) e sonham em alcançar o Brasil na condição de seleção com mais conquistas do Mundial. Depois de ter ficado fora da última edição da Copa, a Itália diretamente contra a Suíça uma vaga direta. Ambos estão com 14 pontos, mas os italianos lideram pelo saldo de gols. Na próxima sexta-feira (12), as seleções se enfrentam com a Itália de mandante. Quem vencer, vai dar um grande passo pela classificação. Na última rodada, a Itália visita a Irlanda do Norte.
França:
Bicampeã do Mundo (1998 e 2018), a França busca a classificação para a Copa do Catar para tentar o bicampeonato. Os franceses estão na liderança do grupo D e muito próximos de alcançar a classificação direta. A vaga da França pode vir já neste sábado (13), em duelo contra o Cazaquistão. Se atingir o resultado positivo jogando de mandante, a França se garante na Copa. Na última rodada ainda vai enfrentar a Finlândia, fora de casa.
Inglaterra:
Campeã do Mundo em 1966 a Inglaterra vive a expectativa de voltar ao topo da Copa do Mundo, ainda mais tendo o campeonato nacional mais disputado e forte da atualidade. No grupo I das Eliminatórias, os ingleses estão na primeira colocação, com 20 pontos, três a mais do que a Polônia, que está em segundo. Se conseguir vencer a Albânia, na sexta-feira (12), a Inglaterra vai ficar muito próxima da vaga. Na última rodada os ingleses jogam fora de casa, contra San Marino. A Polônia ainda enfrenta Andorra e Hungria.
Outros em busca da vaga:
Além dos Campeões do Mundo, outras seleções lutam pela classificação direta ao Mundial nesta data Fifa. No grupo A, a disputa está entre Sérvia (17 pontos) e Portugal (16 pontos). Os dois terão mais dois jogos, sendo o último um confronto direto no próximo domingo (14), com mando de campo dos portugueses.
No grupo E, a Bélgica está praticamente garantida, já tendo somado 16 pontos até aqui. A única grande ameaça ainda é a seleção de País de Gales, que poderia chegar a 17, caso vença seus dois jogos. Precisando de apenas uma vitória para carimbar sua vaga no Mundial, a Bélgica encara a Estônia, neste sábado (13) e fecha sua participação contra o País de Gales, no dia 16 de novembro.
No grupo G está a disputa mais intensa, com três seleções ainda lutando pela vaga direta. Atualmente a Holanda (19 pontos) lidera, mas ainda sofre ameaças de Noruega (17 pontos) e Turquia (15 pontos). A depender dos resultados, qualquer uma das três seleções pode terminar em primeiro e ficar com a vaga direta. O único confronto direto será entre Holanda e Noruega, no dia 16 de novembro. Os holandeses ainda encaram Montenegro, na próxima rodada. Antes de encarar a Holanda, os noruegueses medem forças contra a Letônia. A Turquia ainda encara Gibraltar e Montenegro.
No grupo H a disputa fica por conta de Rússia e Croácia. Os russos lideram com 19 pontos, mas os croatas aparecem logo atrás, com 17. O confronto direto entre eles acontece no próximo domingo (14), com mando da Croácia. Antes, a Rússia recebe o Chipre e a Croácia visita Malta.