A Atalanta venceu a Juventus por 1 a 0 na tarde deste sábado (27) pela 14ª rodada da Serie A. Em partida disputada no Allianz Stadium, em Turim, Zapata marcou no primeiro tempo e garantiu a primeira vitória da Atalanta na casa do adversário em 32 anos.
Com o resultado, a Atalanta foi aos 28 pontos e segue na quarta colocação. Já a Juve continua vivendo má fase e segue na oitava posição, ainda com 21 pontos.
O próximo compromisso da Juve também é pela Serie A, contra a Salernitana, fora de casa, nesta terça-feira (30), às 16h45 (horário de Brasília). A Atalanta volta a campo no mesmo dia, mas contra a Venezia, às 14h30 (horário de Brasília).
O JOGO
Primeiro Tempo
Mesmo atuando em casa, a Juventus se propôs a ficar na defesa no início do jogo, enquanto a Atalanta tentou manter a posse de bola e circular bastante pelo meio.
A primeira oportunidade do jogo surgiu para a Juve, com Dybala, que disparou pelo meio e bateu da entrada da área, mas a bola passou à direita de Musso.
Pouco tempo depois, Chiesa recebeu um lindo lançamento, disparou em direção à área da Atalanta, mas Rafael Toloi se recuperou e conseguiu alcançar o atacante para fazer o corte antes da finalização.
Depois da metade do primeiro tempo, a Juventus passou a tentar ficar mais com a bola, mas foi no melhor momento dos donos da casa que a Atalanta conseguiu abrir o placar.
Tolói marcou alto, bateu a carteira de Morata, Djimsiti dominou e tocou para Zapata, que recebeu livre, saiu na cara de Szczęsny e fuzilou para tirar o zero do placar e marcar pelo sétimo jogo consecutivo.
O gol pareceu ter acordado a Juventus para o jogo, que passou a frequentar mais o campo de ataque. Dybala teve uma boa chance numa batida da entrada da área, mas tirou demais de Musso e a bola saiu pela linha de fundo.
Morata também teve uma oportunidade ao finalizar já dentro da área, mas travado por Toloi. A Atalanta respondeu com Zappacosta, que chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para Zappacosta, mas o colombiano fez falta em de Ligt no lance.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Segundo Tempo
Na volta dos vestiários, Bernardeschi entrou no lugar de Chiesa, que teve que sair após sentir problemas físicos ainda durante a primeira etapa.
Fresco no jogo, Bernardeschi foi o primeiro a levar perigo, depois de fazer jogada individual pela direita, puxar para a canhota e arriscar de fora da área, mas à esquerda de Musso.
A torcida da Juventus ficava mais impaciente a cada minuto até que Bonucci lançou McKennie, que invadiu a área e Freuler quase marcou contra ao fazer o corte, mas Musso defendeu. Na sobra, Dybala recebeu na esquerda e bateu firme por cima.
O lance não poupou os envolvidos. Musso sentiu uma pancada na cabeça e McKennie teve que ser substituído por Kean após sofrer uma lesão no joelho direito.
Dybala teve outra grande oportunidade depois de receber na entrada da área e bater rasteiro com caminho livre para o gol, mas Musso se esticou todo e foi lá no cantinho espalmar para escanteio.
A Atalanta só chegou à área da Juventus aos 28 minutos num lance confuso. Malinovsky bateu da entrada da área, a bola desviou em Bonucci e Cuadrado derrubou Pašalić na disputa, na sobra Freuler arrematou, mas mandou na rede pelo lado de fora. Os jogadores pediram pênalti e o juiz nada marcou.
Depois de perder um pouco do ímpeto ofensivo que demonstrou durante a maior parte do segundo tempo, Allegri reforçou o setor ofensivo com o brasileiro Kaio Jorge, que ganhou uma oportunidade nos últimos dez minutos.
Já nos acréscimos, Dybala bateu uma falta perto da área e a bola caprichosamente beliscou o travessão. Com a vitória em mãos, a Atalanta se segurou firme na defesa, não cedeu mais oportunidades à Juve e conseguiu sair com a vitória histórica do Allianz Stadium.
FICHA TÉCNICA
Serie A – 14ª Rodada
Juventus x Atalanta
Data: 27/11/2021, 14h (horário de Brasília)
Estádio: Allianz Stadium, Turim, Itália
Árbitro: Giovanni Ayroldi
Gols: 1ºT – 28’ Zapata (Atalanta)
Juventus (4-3-3): Szczęsny; Cuadrado, de Ligt, Bonucci e Alex Sandro; Locatelli, Rabiot e McKennie (Kean); Dybala, Morata (Kaio Jorge) e Chiesa (Bernardeschi). Técnico: Massimiliano Allegri.
Atalanta (3-4-2-1): Musso; Tolói, Demiral e Djimsiti; Zappacosta (Palomino), Freuler, de Roon e Mæhle; Pessina (Pašalić) e Malinovsky (Koopmeiners); Zapata. Técnico: Gian Piero Gasperini.