Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2021, Santos e Cuiabá se despediram da competição com um empate por 1 a 1, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro. Para o Peixe, fica a decepção de não ter alcançado uma vaga na Pré-Libertadores, enquanto do lado da equipe do Mato Grosso há muito alívio e comemoração pela permanência na Série A. Marlon e Lucas Braga fizeram os gols da partida.
Com 50 pontos, o Santos encerra a participação no Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e agora pensa já na próxima temporada. O Cuiabá evita a queda para Série B, fica em 15⁰ lugar e ainda belisca uma vaga na Copa Sul-americana.
O JOGO
O primeiro tempo começou favorável para o Peixe. Jogando em casa, o Santos dominou a partida nos primeiros 15 minutos, construindo o volume de jogo. Em um escanteio cobrado pelo Cuiabá, o time visitante balançou as redes com um gol de Marlon. A partir de então, o alvinegro praiano diminuiu o volume de jogo e pouco conseguiu criar.
Erros defensivos do Santos permitiram que o Cuiabá aumentasse o volume de jogo. Entretanto, o técnico Jorginho não estava contente com o desempenho de Jonathan Cafú e substituiu o jogador logo no primeiro tempo, pela entrada de Lucas Ramon. Para os donos da casa, o destaque do primeiro tempo foi o goleiro João Paulo, que saiu muito bem e impediu que Pepê ampliasse o placar na Vila Belmiro.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O segundo tempo começou morno, o Santos tentava construir jogadas com pouca efetividade e criatividade. Já o Cuiabá investiu nos contra-ataques, dado o placar favorável a equipe mato-grossense. O centroavante Leo Baptistão, que estava afastado por lesão, foi substituído e vaiado ao sair de campo na segunda parte do jogo. Foi em uma jogada nascida nos pés de Marinho, aos 28’ da etapa final, que Lucas Braga conseguiu, mesmo que de maneira desajeitada, finalizar e mandar a bola no fundo do gol, empatando o placar na Vila.
Fábio Carille logo fez as substituições do Peixe, que começou a partida com cinco atacantes e terminou com apenas um – o mesmo autor do gol alvinegro, Lucas Braga. Marinho, que sentiu um incômodo na coxa aos 38’ do segundo tempo, foi substituído por Sanchez. Entretanto, as trocas do treinador santista não pareceram melhorar o volume de jogo da equipe. Jorginho, por sua vez, deixou as trocas para a reta final do jogo. O empate garantiu a permanência do Cuiabá na Série A e tirou as chances do Peixe de voltar para a Libertadores, mas garantiu a vaga alvinegra para o Campeonato Sulamericano.