São Paulo

Há nove anos, São Paulo se sagrava campeão da Copa Sul-americana; conquista do Mundial do Clubes completa 28 anos

Há nove anos, São Paulo se sagrava campeão da Copa Sul-americana; conquista do Mundial do Clube completa 28 anos
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Existem muitas datas na memória do torcedor são-paulino, algumas que recordam bons momentos, outros nem tanto, mas o dia 12 de dezembro foi mais uma data que o torcedor não irá se esquecer. Há exatamente nove anos, o São Paulo derrotava o time argentino, Tigre, por 2 a 0, no Morumbi e conquistava a Copa Sul-americana de 2012. Além da Sul-americana, também nesta data o Tricolor levantava a taça do Mundial de Clubes diante do Milan.

2012 – a campanha do São Paulo até o título da Sul-americana

Foto por: Rubens Chiri/saopaulofc.net

A campanha do Tricolor comandado por Ney Franco naquela época, conseguiu realizar uma ótima campanha na competição. O primeiro jogo foi válido pela segunda fase da copa e a equipe paulista eliminou o Bahia vencendo os dois jogos pelo placar de 2 a 0. Nas oitavas, enfrentou o LDU de Loja, empatando o primeiro jogo por 1 a 1 e o de volta em 0 a 0. Pelas quartas de final, venceu as duas partidas contra o Universidad de Chile, a primeira por 2 a 0 e depois goleada por 5 a 0.

Na semifinal, o São Paulo encarou a Universidad Católica e empatou sem gols nos dois jogos. Por fim, a grande e tão esperada final: fora de casa, a equipe paulista empatou sem gols, mas já no Morumbi, o primeiro tempo do jogo deu o título ao Tricolor, que venceu por 2 a 0 diante de seus torcedores que ecoavam o grito de ‘É campeão!’.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

1993 – 28 anos do Mundial

Foto por: Arquivo Histórico / saopaulofc.net 

Há exatamente 28 anos, no dia 12 de dezembro de 1993, O elenco do São Paulo de Telê Santana, gritava para todos os quatro cantos da terra: ‘bicampeão!’. Em uma grande final contra a equipe forte do Milan, o Tricolor conquistava o mundo no Japão. Palhinha, Toninho Cerezo e Muller foram os caras da partida marcando os três gols da equipe Tricolor. Papin e Massaro marcaram os dois gols do Milan.

A equipe de Telê Santana tinha Zetti, Cafu, Válber, Ronaldão, André Luiz, Doriva, Dinho, Cerezo, Leonardo, Muller e Palhinha. Com grandes nomes, o São Paulo partiu para cima da equipe italiana que também tinha estrelas em seu plantel, como Baresi, Rossi, Maldini, Donadoni, entre outros.

Diante de mais de 50.000 torcedores no Japão, o Tricolor marcou o gol com participação de Cafu e Palhinha que balançou as redes, quando o Milan quase tinha aberto o placar com Massaro. Mais tarde, os italianos empataram com próprio Massaro, porém, a equipe Tricolor não se abalou e foi em busca da virada. Ainda na primeira etapa, Cerezo ampliou com jogada de Palhinha e Leonardo, mas o Milan chegou novamente ao empate com Papin, de cabeça, faltando apenas dez minutos para o fim da partida. Muitos pensavam que teria prorrogação, mas, para a felicidade da equipe paulista, Muller fez o gol da vitória a menos de cinco minutos para o apito final.

A partida, que foi marcada por viradas e cinco gols em uma final de uma competição tão difícil, jamais será esquecida pelo torcedor são-paulino, que ainda possui a expectativa de ver o Clube novamente viver o mesmo sentimento depois de tantos anos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo