Não deu para o Itambé/Minas ficar com terceiro lugar do Mundial de Clubes. Neste domingo, em Ankara, na Turquia, o time brasileiro acabou sendo derrotado por 3 sets a 0 com parciais de 18/25, 7/25 e 26/28. Com isso, as turcas ficam em terceiro e a equipe de Nicola Negro é a quarta colocada na competição.
Desde o primeiro minuto, Minas e Fenerbahce fizeram um duelo equilibrado e que teve Neri Ozsoy como a protagonista nos instantes iniciais. Com boas decisões no ataque, o time brasileiro foi alternando momentos com as turcas, mas já dava indícios de que a recepção do saque adversário seria um problema. Pela equipe turca, Lazareva e Fedorovtseva foram tomando conta do jogo principalmente pela pontas da rede. Resultado da parcial foi de 18 a 25, mas com as brasileiras tendo boa perspectiva para a seguinte parcial.
No entanto, não foi isso que aconteceu. Com um show de recepções erradas do Minas, o Fenerbahce foi se aproveitando, somou inúmeros aces e abriu larga vantagem que jamais foi questionada. Mesmo com tempos solicitados por Nicola Negro, os erros seguiram durante os 16 minutos de um set fácil e imponente das turcas. Aliado a isso, Fedorovtseva dominava no ataque, passava impune nos bloqueios e castigava. Não a toa o set terminou em 7 a 25.
Apesar do grande descontrole apresentado antes, o Minas conseguiu se recuperar no terceiro set. Com um jogo muito mais equilibrado, Carol Gattaz e Pri Daroit engataram boa sequência que iam dando vida para o time brasileiro. Se Ozsoy e Cuttino estavam sumidas, Leia era outra protagonista na defesa que ia tentando como podia manter a equipe na partida. No entanto, o estrago feito por Fedorovtseva seguia martelando e atrasando as pretensões minastenistas.
Com um jogo bem mais equilibrado, o time brasileiro conseguiu encaixar os bloqueios já na reta-final do jogo e passou a complicar com a camisa 10 adversária. Mesmo diante de uma partida quase definida, o Minas tentou de tudo, chegou a ter um set point, mas contou com dois erros que colocaram um final na participação brasileira no Mundial de Clubes. O Fenerbahce confirmou a vitória por 26 a 28 e levou o terceiro lugar da competição.
Para a equipe brasileira, as atenções voltam para a Superliga, mas apenas em janeiro. Até o fim do ano, o Minas ganha uma folga para retornar ao Brasil e pensar na principal competição da temporada. No dia 7 de janeiro, o time de Nicola Negro viaja para enfrentar o Valinhos.