O Borussia Dortmund fez três no primeiro tempo e goleou o Freiburg no Signal Iduna Park, por 5 a 1, com dois gols de Meunier, dois de Haaland e um de Dahoud. Demirovic descontou para os visitantes. Com mais uma vitória, a caça ao Bayern de Munique continua e a vantagem cai a cada rodada. O clube mantém a esperança do título alemão após 10 anos.
PRIMEIRO TEMPO
Muita intensidade das duas equipes no começo da partida. O Borussia com a iniciativa das jogadas, e o Freiburg com intensidade na marcação. Aos 5 minutos, Haaland foi lançado, avançou e cruzou rasteiro, a bola passou em frente ao gol com perigo, mas Reus e Bellingham não conseguiram empurrar para o gol. Essa foi a primeira oportunidade do jogo.
Aos 11′, Malen avançou, cortou para a perna direita dentro da área e chutou forte, a bola passou com perigo à direita do gol. Dois minutos depois, saiu o primeiro gol do Borussia, com Meunier. Após cobrança de escanteio, o lateral subiu mais que todos na primeira trave e cabeceou para o gol, abrindo o placar. Brandt deu a assistência. Aos 20 minutos, o Borussia chegou a ter 69% de posse de bola, mesmo após abrir o placar. Em outra jogada de escanteio, aos 28 minutos, Meunier anotou seu segundo gol na partida e o segundo do Borussia. Dessa vez no meio da área, o belga cabeceou no canto, sem chances de defesa e ampliou o marcador, com outra assistência de Brandt, anotando a sua sexta no campeonato.
Continuando a pressão, aos 31′, o time da casa foi para cima em troca de passes, até que a bola sobrou para Dahoud, que chutou forte de fora da área, mas a bola subiu. Aos 33′, Guerreiro teve uma cobrança de falta e chutou rasteiro, Uphoff conseguiu fazer a defesa com dificuldades. Aos 40 minutos de jogo, o Freiburg não havia chutado nenhuma vez no gol, a primeira finalização foi aos 43′, com um cabeceio fraco de Jeong.
No final do primeiro tempo, aos 45 minutos, Bellingham roubou a bola, avançou e tocou para Haaland, que empurrou para o gol com a perna esquerda na saída de Uphoff, anotando o terceiro do time. Com o amplo domínio, o primeiro tempo acabou com vantagem do Borussia.
+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou assim como foi o primeiro, com domínio de bola do Borussia. Bellingham e Dahoud chegaram com perigo nos primeiros minutos. Mesmo com as jogadas produzidas do time da casa, quem marcou no segundo tempo foi o Freiburg, aos 16 minutos, com Demirovic. Após Kobel dar o rebote para o meio da área depois de uma defesa, o atacante que entrou no intervalo pegou a sobra e empurrou para o gol, diminuindo a vantagem do Borussia.
O Freiburg se sentiu mais à vontade no segundo tempo, mesmo perdendo por 3 a 0, e principalmente após fazer o primeiro gol. Com jogadas de contra-ataque e escanteio perigosos. A equipe chegou novamente com Schade, que chutou rasteiro no canto e Kobel precisou fazer uma grande defesa. Mas na sequência, aos 29′, Dahoud roubou a bola no meio de campo, lançou para Haaland e chutou entre as pernas do goleiro, anotando o quarto do Borussia, no melhor momento do Freiburg no jogo.
O norueguês teve outra chance aos 31′, com outro chute rasteiro, a bola passou com perigo, mas saiu à direita do gol. O Freiburg sentiu o quarto gol do Borussia e diminuiu a intensidade do ataque. Com isso, o time mandante teve mais liberdade para tocar a bola até o final do jogo. Dahoud marcou o quinto aos 40 minutos, após boa troca de passes, o meia recebeu dentro da área e chutou colocado, marcando um belo gol e fechando o marcador da partida.
COMO FICA?
Com a vitória, o Borussia Dortmund chega mais perto do Bayern e fica a 3 pontos de diferença. A equipe tem o objetivo de assumir a liderança do campeonato e um possível título. O time chega a 40 pontos em 2º lugar e seu próximo jogo será contra o St. Pauli, dia 18 de janeiro, pelas oitavas de final da Copa da Alemanha. Já o Freiburg, apesar da derrota, se encontra em uma boa posição na competição, com 30 pontos, em 4º lugar, mas corre o risco de ser ultrapassado na rodada. O próximo jogo será também pela Copa da Alemanha, contra o Hoffenheim, dia 19 de janeiro.