São Paulo

De titular a esquecido: Pato não atuou um minuto sequer nas últimas partidas do São Paulo

Algo chamou atenção na equipe do São Paulo nos últimos jogos: Alexandre Pato. O vice-artilheiro Tricolor no ano sequer entrou nas duas últimas partidas da equipe. Gonzalo Carneiro, por sua vez, há um ano sem jogar, atuou mais do que Pato nos últimos 180 minutos.

A situação de Alexandre Pato no São Paulo não parece das melhores. O atacante perdeu espaço e não jogou sequer 1 minuto nos dois últimos confrontos do São Paulo, contra Fortaleza e Vasco, respectivamente.

Para o jogo contra o Goiás, Pato já seria reserva, dando lugar para Liziero na equipe titular, mudando a formação da equipe. O jogo foi adiado e, consequentemente, a mudança foi mantida para a partida seguinte, diante do Fortaleza.

FORTALEZA

Liziero entrou na vaga de Pato para o início do Brasileirão. Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc

No jogo contra o Fortaleza, Pato começaria no banco, já na escalação inicial dada por Fernando Diniz. Entretanto, Vitor Bueno sentiu no aquecimento, precisando ser substituído às pressas. Foi então que Diniz escolheu o garoto Paulinho Bóia, cria da base, para ocupar a vaga de Bueno na equipe titular. Pato, por sua vez, permaneceu no banco.

O até então vice-artilheiro da equipe, com 4 gols no ano, não ganhou a vaga de última hora no jogo e, para a segunda etapa, também não entrou. Em um segundo tempo que o São Paulo chutou apenas uma bola no gol, Pato ficou o tempo todo no banco, pela primeira vez em 2020.

No final do jogo, Diniz foi perguntado sobre Pato e foi categórico em afirmar que, pelo momento, não pensava no jogador : “Para esse jogo foi essa a possibilidade que achei melhor. Eu não sou de determinar uma coisa para sempre. Se eu achar que o Pato, em determinado momento, pode jogar do lado, certamente eu colocarei”, disse o comandante Tricolor.

VASCO

Para o jogo contra o Vasco, Pato apareceu entre os relacionados para o banco de reservas mais uma vez. Neste jogo, o São Paulo perdia por 2×0 para o Cruzmaltino e Diniz fez 4 substituições, todas ofensivas. Colocou Gabriel Sara, Helinho, Igor Vinícius e Gonzalo Carneiro, o último, há um ano sem disputar uma partida profissional por conta de um doping. Porém, Pato, permaneceu sem entrar mais uma vez.

Em entrevista coletiva ao final do jogo contra o Vasco, Diniz justificou a escolha da entrada de Carneiro ao invés de Pato, dizendo que, nas palavras do treinador, foi uma escolha “para o momento que o jogo pede”:

“O Carneiro já vinha treinando bem. Com Paulinho aberto, colocamos o Helinho e o Igor Vinicíus, iam acabar tendo bolas alçadas na área. Um jogador com a estatura dele (Carneiro), a gente conseguiria mais vantagem”, argumentou o treinador.

PATINHO FEIO?

São Paulo 14/03/2020 Morumbi Campeonato Paulista – São Paulo x Santos . Foto Paulo Pinto/saopaulofc.net

Em sua segunda passagem pelo São Paulo, Alexandre Pato reestreou em abril de 2019, em partida do Campeonato Brasileiro. Durante aquele ano, Pato disputou 22 jogos, marcando 5 gols em todo o restante da temporada.

Os números de 2019 são baixos para um jogador que a torcida espera bons resultados, porém, a temporada 2020 de Pato vinha sendo regular. Antes da parada, Pato somou 4 gols e 2 assistências, atingindo, em apenas 3 meses, a marca de gols produzidos durante todo o ano anterior.

Pato de fato voltou em declínio pós-pandemia. Fez um jogo fraco diante o RB Bragantino no recomeço e pouco apareceu na eliminação diante do Mirassol. Segundo dados do SofaScore, no Paulista, Pato foi o segundo jogador do São Paulo com mais finalizações por jogo (2,6) e o primeiro em chances de gol perdidas (7), podendo explicar, em partes, a saída do atacante da equipe titular.

Entretanto, a saída de Pato não melhorou incisivamente o desempenho da equipe. Em nível de comparação, com Pato em campo, Pablo marcou 5 gols nas três partidas que atuaram pós-pausa. Sem Pato, Pablo amarga dois jogos com apenas uma finalização no gol, além de pouca participação ofensiva

De fato, a saída de Pato não é a solução para os problemas do São Paulo. Com os recentes protestos da torcida, pedindo a demissão de Diniz, o técnico passa pelo momento mais delicado no comando do Tricolor. Com isso, o jogo de quinta-feira, contra o Bahia, se torna crucial para a sequência do planejamento são-paulino. Mas a pergunta que não quer calar: Pato irá participar dessa sequência vendo os jogos de fora?

PARA SABER TUDO SOBRE O SÃO PAULO, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Afinal, o que mudou no São Paulo pós-paralisação?

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo