Para a maior parte dos contratados do São Paulo em 2022, o Campeonato Paulista pode ser uma novidade, mas para Nikão, o principal reforço do time, a história é um pouco diferente. Com passagens pelas categorias de base de Mirassol, Palmeiras e Santos, além de uma período no profissional do Linense, o jogador já conhece o campeonato estadual de São Paulo muito bem.
Nikão defendeu as cores do Linense em 2014, emprestado pelo Atlético-MG e chegou com o Paulistão em andamento. Ele fez a sua estreia pelo time de Lins na vitória sobre o Paulista, pela oitava rodada da competição e tinha como missão ajudar a equipe a conseguir a classificação, em um grupo que tinha, São Paulo, Penapolense, Comercial e Atlético Sorocaba, além do Linense.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Na época, a briga era com a Penapolense, que já estava cinco pontos a frente na busca pela classificação. Após a chegada de Nikão, foram sete jogos, com três vitórias e quatro derrotas, deixando o Elefante da Noroeste três pontos atrás do concorrente e fora da fase seguinte da competição. Após o fim do Paulistão, Nikão foi para o Ceará, também por empréstimo, defender o time na Série B.
Nas categorias de base, o novo meia-atacante do São Paulo também já está familiarizado com o torneio. Em 2008 ele marcou nove gols pelo Palmeiras, na disputa do Paulistão sub-17, sendo vice-artilheiro do time, atrás apenas de Miguel Bianconi, hoje no futebol grego, que anotou 11 e chegou a participar da Copa São Paulo, apesar da pouca idade. Pouco depois, ele trocou o alviverde pelo Santos e defendeu os Meninos da Vila no Paulista sub-17 e sub-20, além de ser um dos destaques do vice-campeonato da Copa São Paulo, em 2010. A derrota na final foi para o próprio São Paulo, de Lucas Moura e Casemiro.
A melhor participação de Nikão no Paulistão, até hoje, seja profissional ou base, foi pelo Mirassol, em 2007, quando jogou pelo sub-15. O São Paulo terminou campeão sobre o Audax, mas atuando pelo time do interior, Nikão chamou atenção com 19 gols marcados em apenas 20 jogos. O Mirassol fez uma boa campanha, liderou seu grupo na primeira e na segunda fase, mas caiu para o Audax na terceira.
Depois de ser grande promessa em diversas participações em campeonatos da Federação Paulista de Futebol, Nikão chega ao São Paulo como um camisa 10, consagrado por uma grande passagem no Athletico e com a responsabilidade de ser protagonista. Ao longo dos próximos meses, ele mesmo irá responder, qual história vai contar de mais um Paulistão na sua carreira.