O diretor de futebol Marc Overmars deixou o cargo de diretor de futebol do Ajax neste domingo (06) após denúncias de assédio contra o ex-dirigente. Em comunicado, o clube holandês, que revelou que Overmars enviou ‘uma série de mensagens inapropriadas foram direcionadas à diversas colegas mulheres durante um extenso período de tempo’.
Presidente da diretoria supervisora do Ajax, Leen Meijaard deu uma declaração explicando a situação:
— Esta é uma situação dramática para todos envolvidos. É devastador para as mulheres que tiveram que lidar com o comportamento. Quando soubemos disso, agimos imediatamente, deliberando com cuidado e pesando a melhor coisa a se fazer. Marc é provavelmente o melhor diretor de futebol que o Ajax teve, mas, infelizmente, ele passou do limite. Ele reconheceu que não havia como continuar como diretor — afirmou Meijaard.
O ex-atleta de 46 anos atuou pelo Ajax entre os anos de 1992 e 1997 e era diretor do clube desde 2012, já tendo sido reeleito para um novo mandato até junho de 2026. Sobre as acusações, Overmars afirmou estar envergonhado e que a decisão de deixar o Ajax era o certo a se fazer: ‘Certamente, para alguém na minha posição, este comportamento é inaceitável’ – completou.
— Eu estou envergonhado. Na última semana, fui confrontado com relatos sobre meu comportamento e como isso chegou aos outros. Infelizmente, não percebi que estava cruzando uma linha com isso, mas isso foi tornado claro para mim nos dias recentes — disse o ex-diretor, que continuou.
— Eu de repente senti uma enorme pressão. Peço desculpas. Certamente, para alguém na minha posição, este comportamento é inaceitável. Eu agora vejo isso também, mas é tarde mais. Não vejo outra opção a não ser deixar o Ajax. Isso também tem um grande impacto na minha situação privada. Por isso peço a todos que deixam a mim e minha família sozinhos – disse Overmars ao site oficial do Ajax.