O Milan venceu o Empoli por 1 a 0, neste sábado (12), no Estádio San Siro, pela 29ª rodada do Campeonato Italiano. Com o resultado, a equipe rosso nero se manteve e abriu vantagem na liderança sobre a rival Inter de Milão, que joga neste domingo contra o Torino. O time do técnico Stefano Pioli chegou aos 63 pontos. O Empoli segue sua sequência de cinco jogos sem vencer na Serie A e permanece na 13ª posição com 32 pontos, mas ainda pode cair na tabela de classificação com o complemento da rodada. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Kalulu.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
1º TEMPO
Do início ao fim da primeira etapa, o Milan dominou as ações ofensivas e a posse de bola. O Empoli, por outro lado, adotou a estratégia típica dos jogos contra as equipes com nível técnico mais alto: se fechar na defesa e explorar os espaços deixados nos contra-ataques.
O Milan conseguiu executar bem as jogadas de ataque, principalmente pelo lado esquerdo com as subidas de Florenzi e a velocidade de Rafael Leão. Aos 8’, o lateral recebeu passe de calcanhar do atacante português, dentro da área, e finalizou por cima do gol de Vicario. Nas tentativas de criação de jogadas de ataque, o Empoli esbarrava na limitação técnica de seus jogadores e os erros de passe, em sequência, terminavam com a bola devolvida para a equipe da casa.
+ Sem volume de ataque, Juventus bate Sampdoria
A pressão do Milan teve resultado aos 19’: em cobrança de falta de Giroud, na entrada da área, a bola bateu na barreira e sobrou para Kalulu chutar colocado no canto direito de Vicario para abrir o placar. Com a vantagem, o time rosso nero continuou pressionando o adversário, mas levou o placar mínimo para o intervalo.
2º TEMPO
Na segunda etapa, os papeis se inverteram. O Empoli foi para cima do Milan nos primeiros minutos, em busca do gol de empate. A equipe da casa buscava segurar a pressão e contou ótimas defesas de Maignan para manter a vantagem no placar. Logo aos 5’, Pinamonti teve a chance de igualar o marcador, mas o goleiro adversário evitou o gol a queima roupa.
Depois de 10’ só se defendendo, o Milan conseguiu boas jogadas de contra-ataque e chegou com perigo ao gol de Vicario em algumas oportunidades. A partida perdeu em técnica e emoção a partir dos 25’ do segundo tempo. Enquanto os rosso neri pareciam satisfeitos com a vantagem e aguardavam um erro do adversário para garantirem a vitória, o Empoli seguia com dificuldades na criação das jogadas, apesar da melhora na volta do intervalo.
Neste cenário, o Milan administrou o final de jogo e aguardou o apito final para comemorar mais uma vitória e a manutenção na ponta da tabela do Campeonato Italiano. Por parte dos milaneses, a torcida agora é por um tropeço da rival Inter de Milão no jogo deste domingo contra o Torino, para garantir a vantagem de cinco pontos na liderança da competição.
Na próxima rodada, o Milan visita o Cagliari no sábado (19), em busca da sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Italiano. O Empoli recebe o Verona no domingo (20) e vai tentar quebrar a sequência negativa de resultados para se afastar ainda mais da zona de rebaixamento.