O América-MG foi até a Ressacada enfrentar o Avaí na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 e acabou sendo derrotado pelo placar de 1 a 0. A derrota para a equipe catarinense teve como resultado a demissão de Marquinhos Santos, então treinador da equipe mineira.
Marquinhos Santos deixa o comando do Coelho após 31 jogos, sendo 12 vitórias, oito empates e onze derrotas. Juntamente com o treinador, o América-MG anunciou a saída de Edison Borges, o auxiliar técnico de Marquinhos.
A dupla ajudou o América a fazer história. Juntos, levaram o Coelho a sua melhor colocação no Brasileirão série A e, consequentemente, a uma vaga, inédita, na Conmebol Libertadores 2022, conseguindo, assim, uma classificação histórica para a fase de grupos da maior competição sul-americana.
Após o duelo contra o Avaí, Marquinhos concedeu entrevista coletiva normalmente. Chegando ao hotel a diretoria americana se reuniu com o técnico e, juntos, chegaram a decisão de antecipar o término do contrato, que seria em maio de 2022.
O clube americano agradeceu, por meio de nota oficial, pelos serviços prestados e informou que ainda não há negociações em andamento com nenhum treinador. Porém, os nomes mais pedidos pela torcida são os de Vagner Mancini e Lisca, dois treinadores que tiveram boa passagem pelo comando técnico da equipe mineira.
O próximo desafio do América será na quarta-feira (13), diante do Atlético MG, no Mineirão, pela Copa Libertadores, onde o clube vai em busca de sua primeira vitória na fase de grupos da competição.