Com dois gols na Copa Sul-Americana, Arboleda foi peça chave para o São Paulo construir uma boa vantagem na liderança do seu grupo na competição internacional.
Um gol diante do Ayacucho e um diante do Everton, sendo ambos inaugurando o placar, foram cruciais para os seis pontos conquistados.
Além disso, servem para trazer um bom “problema” para Rogério Ceni. Com boas atuações de Léo e o ressurgimento de Diego Costa, a dupla se tornou incontestável e são as consideradas titulares hoje.
Em seguida, isso se aliou ao fato de Arboleda ter novos casos de indisciplina e não ser tão bom na construção de jogadas como a dupla e o equatoriano acabou perdendo espaço.
Agora, na competição internacional o zagueiro tem mostrado muito valor principalmente por sua bola aérea, considerada importante para Rogério Ceni, que chegou a pedir reforços pensando nessa questão e reclamou da baixa estatura do elenco no ano passado.
Todavia, se quiser ressurgir de fato e voltar a disputar posição, precisa mais do que gols. A passagem de Arboleda pelo São Paulo é comprometida por falhas em grandes jogos e casos de indisciplina que já foram absolvidos e esquecidos com as segundas chances.