No dia 22 de junho de 1997, 132.834 torcedores estiveram presentes no Gigante da Pampulha para acompanhar a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 contra o Villa Nova, na final do Campeonato Mineiro, do mesmo ano. O recorde histórico de público do Mineirão completa hoje 25 anos.
O público somente foi possível porque a diretoria celeste fez uma promoção para que mulheres e crianças entrassem de graça na partida. Com isso, o sucesso foi tão grande que lotou o estádio e suas redondezas.
O Cruzeiro havia perdido o primeiro jogo, por 2 a 1, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Então, precisava de uma simples vitória para soltar o grito de campeão. Quando Marcelo Ramos marcou o único gol da partida, aos 10 minutos do primeiro tempo, ainda havia muita gente do lado de fora do Mineirão.
Veja também: Pezzolano tem retornos e ausências entre relacionados contra o Fluminense; confira
Mesmo com jogo duro, a Raposa levantou a taça graças a vantagem obtida na fase classificatória. Foi o terceiro melhor colocado da primeira fase, enquanto o Leão alcançou a oitava posição. Dois meses depois, o campeão também conquistou a Copa Libertadores ao superar o Sporting Cristal, do Peru.
O elenco campeão do Campeonato Mineiro de 1997 foi: Dida; Vitor, Célio Lúcio, Gottardo e Nonato; Fabinho, Ricardinho, Cleison e Palhinha (Da Silva); Elivélton e Marcelo Ramos.
O Villa Nova, vice-campeão, teve: Cláudio; Wilson, Eleomar, Cláudio Roberto e Wander; Jean, Alemão, Joca (Adão) e Guiba; Kao Baiano (Paulo César) e Milton.
Ambos os times relembraram a marca em suas redes sociais:
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.