O Cuiabá está na sua segunda participação em Campeonatos Brasileiros da Série A. Estreante em 2021, o Dourado conseguiu a permanência e de quebra, uma vaga na Copa Sul-Americana 2022. Contudo, a temporada 2022 começou difícil.
Disputado um terço do torneio, o clube matogrossense é apenas o 18º na tabela, já na zona de rebaixamento, com 13 pontos em 13 jogos. O curioso, é que em pontos, o desempenho de 2022 é melhor que o de 2021.
Brasileirão 2021
Durante os 13 primeiros jogos, o Cuiabá teve dois treinadores. Alberto Valentim, que treinou o clube na estreia, no empate contra o Juventude/RS, mas acabou demitido logo após o jogo, em um polêmico episódio. Em seguida, veio Jorginho, que fez os demais 12 jogos seguintes.
Ao todo, foram duas vitórias, seis empates e cinco derrotas, somando 12 pontos e saldo de quatro gols negativo. Na tabela, era o 15º colocado, fora do Z4 e à frente de grandes camisas como, São Paulo e Grêmio (que acabou rebaixado).
Brasileirão 2022
Assim como na temporada passada, o Cuiabá teve nova troca no comando técnico nesse período. Campeão Matrogrossense, Pintado acabou demitido na 5ª rodada. O português António Oliveira foi escolhido como substituto.
Até aqui, são três vitórias, quatro empates e seis derrotas, total de 13 pontos conquistados e saldo de seis gols negativos. A posição, porém, é a já mencionada 18ª, à frente apenas de Fortaleza e Juventude.