Superar o Boca Juniors em plena La Bombonera com vários desfalques importantes e uma escalação com jogadores em posições improvisadas já parecia um feito histórico para o Corinthians, mas a classificação para as quartas de final se tornou ainda mais marcante.
Ao vencer a disputa por pênaltis na noite da terça-feira (5), o Alvinegro se tornou o primeiro time brasileiro desde o Santos de Pelé, em 1963, a passar pelo Boca no mítico estádio. Nesses quase 49 anos, cinco equipes tentaram, mas nenhuma havia conseguido até então.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Em 1991, o Flamengo até venceu o jogo de ida por 2 a 1 no Maracanã, mas sucumbiu em La Bombonera e saiu derrotado por 3 a 0 nas quartas de final. Dez anos depois foi a vez do Vasco tentar o feito, mas perdeu por 1 a 0 em São Januário e por 3 a 0 na Argentina, assim como o rival, nas quartas.
Ainda no começo do século, em 2004, pelas quartas de final, o São Caetano segurou o empate sem gols em casa, até saiu na frente no jogo da volta, mas cedeu o empate e caiu na disputa por pênaltis.
Mais recentemente, em 2019, o Athletico-PR também foi vítima do tabu, ao perder por 1 a 0 na Arena da Baixada e por 2 a 0 fora de casa pelas oitavas de final. No ano seguinte, o Internacional foi derrotado por 1 a 0 no Beira-Rio, até venceu pelo mesmo placar em La Bombonera, mas foi eliminado nos pênaltis também nas oitavas.
+ Cássio comemora classificação, mas reconhece dificuldade para superar o Boca: ‘Sofremos’
+ Vítor Pereira ressalta a garra do Corinthians: ‘O espírito supera as dificuldades’
Além de quebrar o tabu, o Corinthians esteve invicto nos quatro jogos que fez contra o Boca Juniors em 2022. Na fase de grupos venceu por 2 a 0 em casa e empatou em 1 a 1 fora, e nas oitavas ficou no empate sem gols nos dois jogos da chave.
Classificado, o Timão agora aguarda a definição entre Flamengo e Tolima nesta quarta-feira para saber quem enfrenta nas quartas de final. O Rubro-negro venceu na ida por 1 a 0 e tem a vantagem do empate.