O apresentador do canal no Youtube ”Desimpedidos”, Fred, teve uma fala bastante repercutida nas redes sociais nesta sexta-feira (22), quando citou o Ceará como exemplo, ao comentar o desnível técnico entre brasileiros e times dos demais países da Conmebol, nas competições da entidade. A fala aconteceu no podcast Flow Sport Club, apresentado por Igor 3K e Davy Jones, onde o Influencer foi o entrevistado, na edição que foi ao ar no último dia 14.
Tudo começou quando Davy Jones pergunta ao entrevistado, o que ele achava sobre o alto número de vagas para o futebol brasileiro na Libertadores. Fred respondeu da seguinte forma:
”Cara, eu acho perigoso. Vou até puxar um pouquinho pra NBA. Teve uma época que o campeonato era meio zuado porque era só Boston e Lakers. Aí veio o Jordan, aí aquela hegemonia foi quebrada e o campeonato se tornou mais interessante. Se isso acontecer na Libertadores, vai perder a graça.”
Fred, influencer do Desimpedidos
Em seguida, veio o comentário que viralizou e causou polêmica. Ao citar o nível técnico na Copa Sul-Americana, Fred cita a goleada do Ceará sobre o General Caballero, por 6×0 (onde ele se confunde e cita o placar de forma errada) na 5ª rodada da fase de grupos da atual edição.
”Se você pegar a Sul-Americana, com todo respeito ao Ceará, que não é um time de elite do futebol brasileiro, não tá brigando na ponta da tabela. Ceará vai lá e ganha de 5×0 na Sul-Americana. Então eu acho que tá começando a ter uma disparidade muito grande.”
Fred, influencer do Desimpedidos
No twitter, vários jornalistas da mídia nordestina e até mesmo de outras regiões do país comentaram o assunto, assim como a torcida do Ceará, onde acusaram o influencer de ter sido preconceituoso em relação ao futebol da região. O colunista Gabriel Vaquer, do site ”Noticias da TV”, comentou o assunto abordando a campanha do Alvinegro na competição e criticou Fred:
”Ceará fez a melhor campanha de um brasileiro em fase de grupos da Copa Sul-Americana. Ceará é time de primeira divisão e esteve na primeira metade da tabela ano passado. Fala muito equivocada do Fred –que vem acumulando algumas…”
Gabriel Vaquer, colunista ”Notícias da TV”
Outro que se posicionou foi o repórter da TV Globo, Eric Faria. Também no twitter, o jornalista saiu em defesa do clube cearense e escreveu:
”Todo time que está disputando alguma Copa…tem condições de estar lá. O time se classificou em campo. Conquistou a vaga no regulamento. Não é problema dos clubes se são 5, 10, 100 vagas. O Ceará fez por onde estar lá. E está fazendo por onde seguir lá. Vozão internacional.”
Eric Faria, repórter da TV Globo
O Ceará não se posicionou. Da mesma forma, após a repercussão negativa, Fred comentaram o assunto.