O Brasil ganhou mais um representante na NBA, isso porque Bruno Caboclo acertou com o Boston Celtics para jogar a próxima temporada da liga, segundo o jornalista Keith Smith. O brasileiro se destacou na Summer League atuando pelo Utah Jazz e depois fez um camp de treinamento com o próprio Celtics, antes de voltar ao principal basquete do mundo.
Na última temporada, Bruno Caboclo jogou aqui no Brasil pelo São Paulo e teve grande desempenho. O atleta de 26 anos conquistou o Campeonato Paulista e a Champions League Américas com a equipe paulista, sendo eleito o MVP da competição continental. Caboclo teve médias por jogo de 16.8 pontos e 7.7 rebotes no último NBB, porém mesmo com a eliminação do tricolor na semifinal para o SESI Franca, ele levou outro MVP.
O novo reforço celta foi revelado pelo Pinheiros em 2013 e já no ano seguinte foi escolhido na vigésima posição do draft pelo Toronto Raptors. Além da franquia canadense, o ala/pivô jogou na NBA por Sacramento Kings, Memphis Grizzlies e Houston Rockets, passando pela G League nesse período também. Antes de ser contratado pelo São Paulo, Bruno Caboclo teve um breve passagem de um pouco menos de cinco meses no Limoges, da França.
Para 22/23, o Boston Celtics manteve a base da equipe vice-campeã na última edição da NBA e adicionou alguns nomes importantes para tentar conseguir o título dessa vez como, Malcolm Brogdon e Danilo Gallinari. A franquia teve uma escolha no draft desse ano e selecionou o armador JD Davison na quinquagésima terceira posição.