O técnico do Athletico, Luiz Felipe Scolari, não considera o time em condições de disputar a final da Copa Libertadores, há menos de um mês partida: “Não estamos prontos”. Felipão, em entrevista coletiva, externou problemas internos no elenco athleticano e disse que mudanças seriam necessárias para o time sair do “marasmo”.
O Furacão não vence uma partida desde o dia 3/9, quando ganhou do Fluminense – são 27 dias sem um resultado positivo. Desde a classificação para a final da Libertadores, foram dois empates contra adversários que compõem a zona do rebaixamento – Avaí e Cuiabá – e uma derrota para o Santos que vinha de três derrotas consecutivas.
O nível de atuação também caiu e a falta de eficiência dos comandados de Felipão chama a atenção – nestas três partidas foram 40 finalizações e apenas três gols (um gol a cada 14 chutes).
Na defesa, a bola aérea voltou a ser problema, mesmo que seja aspecto frágil da defesa athleticana desde o início da temporada. Três dos cinco gols sofridos pelo Furacão nessa sequência foram em jogadas pelo alto.
+Conmebol avalia mudar sede da final da Libertadores; confira os possíveis locais
MOTIVO
Para Felipão, o que justifica esta queda de rendimento foram mudanças dentro do plano de jogo: “Tudo que fizemos depois que nos classificamos contra o Palmeiras, mudaram as situações dentro do plano.” O relaxamento em alguns aspectos também tem papel na crise para o treinador:
-Algumas coisas nós relaxamos. Eu não quero cobrar deles, pois eu tenho que me cobrar. Nós entregamos pontos que não deve ser aquilo que queremos quando está chegando uma final de Copa Libertadores. Nós temos que estar prontos, mas ainda não estamos. – Felipão já havia comentado sobre a falta de atenção do elenco no empate contra o Cuiabá, na Arena da Baixada.
Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
DESLUMBRAMENTO
Ainda em entrevista coletiva no pós-jogo contra o Cuiabá, Felipão teve fala interessante sobre um possível deslumbramento que o clube vive depois da classificação:
-Deslumbramento é de todos nós, da cidade de Curitiba, chegamos à final da Libertadores mas nós sabemos o que temos na mão e os jogadores devem saber o quanto é difícil, o quanto tem que lutar e que tem que fazer de diferente para ser superior.
Esta pode ser outra justificativa para o mau momento vivido pelo Athletico. O Flamengo, depois de assegurar a classificação para a final da Libertadores, também tem sequência ruim – apenas uma vitória nos quatro jogos que disputou.
Em 2021, o Palmeiras, que viria a ser campeão da maior competição da América do Sul, teve dois empates e duas derrotas nos quatro jogos que sucederam a partida da classificação, contra o Atlético-MG.