Com estreia marcada para domingo (02), a equipe do Mafra, que atualmente disputa a segunda divisão portuguesa, começa as preparações para o início do campeonato contra o Santarém. Apesar de jogar a LigaPro, engana-se quem espera que o Mafra entre no torneio com o status de ‘zebra’. Isso porque o clube foi um dos protagonistas da edição de 2021 da Taça, alcançando as semifinais.
Vitor Alves, mais conhecido como Vitinho, atacante titular da equipe que chegou a ter passagens pelas bases de Goiás e Santos, acredita ser possível que o clube surpreenda mais uma vez na competição.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
— Temos um grupo forte aqui. Ano passado entramos como surpresa. Éramos franco-atiradores e desempenhamos bem aquele papel. Esse ano precisamos provar que não foi simplesmente sorte ou acaso. A missão provavelmente será mais complicada que a do ano passado, mas acredito que podemos mostrar o valor desse clube mais uma vez — disse Vitinho.
Na Taça de Portugal 2021/22, o Mafra eliminou as equipes do Sertanense, União 1919, Vilafranquense, Moreirense e Portimonense até ser parado pelo Tondela a um passo da grande final que viria a ser vencida pelo Porto. Com sete jogos até o momento na segunda divisão, o Mafra ocupa a 11° colocação na tabela, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Apesar do começo ameno na temporada, Vitinho acredita que uma boa estreia na Taça possa ser a virada de chave que o clube precisa.
— Não conseguimos começar do jeito que queríamos, a tabela mostra isso. Mas ainda tem muito campeonato pela frente. Uma estreia animadora na Taça de Portugal pode ser a ‘peça faltando’ para encaixar uma boa temporada — avaliou Vitinho.
Natural de Arinos, interior de Minas Gerais, o atleta começou jogando futebol de salão antes de fazer a transição para o campo e se destacar em um campeonato sub-15 e ganhar uma oportunidade de teste no Santos, onde ficou um ano. Depois de uma passagem pelo sub-17 do Araxá, em 2013, o atacante chegou inclusive a pensar em para com o futebol até receber uma oportunidade de peneira no sub-20 do Goiás.
Após falhar por estar fora de forma na época, o atacante começou a treinar na fazenda do Sandro, ex-volante do Tottenham, seu amigo de infância. Em 2016, Vitinho conseguiu entrar no sub-20 do Goiás e chegou a disputar a Copa Ipiranga e a Copa São Paulo, o que lhe rendeu uma oferta para voltar à equipe Santista. Depois de não encontrar muito espaço no time, o atacante se mudou para o Gainare Tottori, da terceira divisão japonesa, onde passou por problemas para se adaptar. Em 2020, se mudou para o Manama Club, do Bahrein, mas teve seu contrato paralisado devido a pandemia.
Ainda na temporada 2020/21, atuou pelo Al Riffa depois de receber uma proposta pelo Direct do Instagram. A segunda passagem no país rendeu, além da Premier League, liga nacional do Bahrein, e a Copa do Rei, uma oferta para se juntar à equipe do Mafra. Um fato curioso sobre o Mafra é que o proprietário do clube é uma figura bem conhecida. No final de 2021, o lateral-esquerdo Marcelo adquiriu 70% dos direitos do clube por um montante aproximado de 7,5 milhões de euros.