Ceará

Neto Bala: o atacante nordestino que está de olho no futebol europeu

Foto: Pedro Chaves/Ceará

Nascido na cidade de Arcoverde, no interior de Pernambuco, o atacante Neto Bala, apesar de ter apenas 22 anos, já acumula na carreira passagens por times tradicionais do nordeste brasileiro. Atualmente vestindo as cores do Ipojuca Atlético Clube, equipe que disputa o Campeonato Pernambucano Série A2, Neto, que vem fazendo importante temporada em terras nordestinas, espera por chances de atuar, em breve, no futebol europeu.

Assim como a maioria dos jovens brasileiros que enxergam no futebol a oportunidade de construir uma vida de sucesso, a história de Neto Bala não é diferente. Aos 14 anos, após participar de avaliação no Porto de Caruaru, clube pernambucano conhecido por revelar atletas ao futebol brasileiro, Neto teve aprovação e iniciou a carreira de jogador.

“No começo foi difícil. Eu era muito novo e estava pela primeira vez morando longe da minha família. Mas após receber a aprovação no Porto, mesmo com as dificuldades daquele momento, fiquei firme na realização do sonho e continuei no clube”, revelou o atacante.

A persistência do jovem atacante resultou em conquistas em curto prazo. Ainda no Porto de Caruaru, Neto Bala recorda do importante título conquistado pelo Gavião do Agreste, em 2018, e que até hoje é comemorado pelos torcedores: A conquista do Campeonato Pernambucano Sub-20, contra o Santa Cruz, em plena Arena de Pernambuco.

Foto: Pedro Chaves/Ceará

“Pelo fato do Santa Cruz ser o grande da decisão, muitos esperavam que o favoritismo naquele momento daria o título a eles. Mas nós tínhamos um grupo forte, unido e no final de tudo conquistamos o título para o Porto, na Arena de Pernambuco, um palco de Copa do Mundo. É um feito importante na história do clube e fico honrado em ter feito parte disso”.

O bom rendimento no clube pernambucano despertou interesses de outros times do Nordeste. Depois de sondagens e negociações, Neto Bala acabou se transferindo para o Ceará Sporting Club na temporada seguinte. No Vozão, apesar de ter se lesionado pela primeira vez na carreira, o atacante arcoverdense conquistou títulos, como o Campeonato Cearense Sub-20 de 2019, sob comando do técnico gaúcho Fábio Caponi.

“Quando cheguei no Ceará a minha adaptação foi rápida com o restante do grupo. Fizemos um bom trabalho sob comando do professor Fábio Caponi. Nosso time sub-20 chegou a conquistar o título estadual daquele ano (2019), mas infelizmente sofri uma lesão jogando lá. Mas no geral foi uma passagem vitoriosa e importante na minha carreira. Posso dizer que sou muito grato por ter vestido a camisa de um clube do tamanho do Ceará”, destacou.

Classificado para a segunda fase do Pernambucano Série A2, Neto Bala, atualmente é uma das peças importantes do time do Ipojuca. De olho em uma das quatro vagas que garantem acesso a elite do futebol de Pernambuco em 2023, o objetivo da equipe já está definido deste o início da pré-temporada e para Neto, as condições para mais uma conquista inédita na carreira é algo real.

“O meu objetivo neste ano é o mesmo da minha equipe. O Ipojuca vem bem no estadual e temos um time forte. Claro que é importante continuar fazendo uma grande temporada, mas o que quero realmente é conseguir o acesso à primeira divisão do Pernambucano.”

Admirador declarado do atacante Neymar Junior, Neto não esconde o desejo de no futuro próximo atuar no futebol europeu. Por ser um jogador de velocidade e habilidade, características que sempre despertam interesses dos times europeus, o pernambucano de 1.73m, pode ser, em breve, mais um brazuca a cruzar o oceano rumo ao “velho continente”.

“Trabalho firme para conseguir realizar meu sonho de jogar na Europa e conquistar importantes títulos individuais e coletivos. Eu sei que tudo é no tempo certo e até lá, vou continuar me preparando e sempre querendo jogar em alto nível”, revelou Neto Bala.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo