Passado o tumulto e confusão na Arena Castelão, na partida entre Ceará e Cuiabá, no último domingo (16), nesta segunda-feira (17), houve reunião entre Federação Cearense de Futebol (FCF), Secretaria de Segurança Pública e Defensoria Social (SSPDS), com organização da Secretaria de Juventude (Sejuv).
Em entrevista coletiva, Sérgio Pereira, delegado da Polícia Civil afirmou que já há equipes investigando e que haverá individualização de conduta:
– O papel da Polícia Civil agora é responsabilizar e identificar para que essas pessoas que criaram a situação de perigo, que estão na função de bandido, sejam identificados. Temos equipe que vai fazer trabalho de investigação e nós iremos individualizar a conduta de cada um
Sandro Caron, secretário de Segurança Pública e Defensoria Social (SSPDS) também falou sobre a movimentação da pasta no que diz respeito as investigações do ocorrido:
– Complementando, essa equipe está exclusivamente neste caso de domingo e vai buscar casos recentes que tenham ocorrido aqui. O objetivo é tirar bandido de estádio, fazer uma limpa, separar o torcedor de bem do bandido
Landim, tenente-coronel e comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), afirma que o ocorrido foi um fato extraordinário, e que ele se fazia conforme os planos de segurança anteriores:
– Nós fazemos o nosso planejamento de acordo com os nossos planos anteriores. E nós vimos que neste domingo foi um fato extraordinário. Foi a primeira vez que nós precisamos fazer essa evacuação na Arena Castelão. Ele foi executado e tivemos inúmeros atendimentos nos ambulatórios da Arena Castelão, em se tratando de pessoas em situação de pânico. Evitamos lesões maiores. Faremos análise para dimensionar o efetivo para os próximos jogos. Pelo que nós tínhamos domingo, com 40 mil torcedores, com praticamente torcida única, o efetivo era compatível com o plano de segurança
OS AUTUADOS
Até o momento, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) autuou sete pessoas, de 18 a 37 anos. As conduções tiveram a batuta da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE).
Um dos autuados é Roberval da Silva, de 35 anos. Roberval tem histórico de violência doméstica, ameaça, estelionato, extorsão e furto. O homem foi conduzido ao 16° Distrito Policial, localizado no bairro Dias Macedo e a autuação aconteceu em flagrante por crimes de desacato e tumulto, tendo em vista que o último consta no artigo 41-B do Estatuto de Defesa do Torcedor.
Além dele, outros dois homens também foram autuados com base no mesmo artigo do Estatuto. Outros três rapazes também foram presos por posse de drogas, ocorrendo a apreensão de substâncias como cocaína, maconha e cigarros eletrônicos.
O último suspeito, de 32 anos, foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por lesão corporal com dolo. Todos foram conduzidos ao Posto Avançado da Polícia Civil, que se localiza dentro do próprio Castelão.
Ao todo, 17 atendimentos com encaminhamento a ambulatório foram feitos. Dessa quantidade, 7 foram feitos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE), e os outros 10 foram com bombeiros civis.