Futebol Internacional

Mané, Gavi e Courtois são premiados na Bola de Ouro

Raí, de terno preto e à esquerda, cumprimenta o senegalês Sadio Mané, à direita com vestimenta cinza, na entrega do Prêmio Sócrates
Franck Fife/AFP via Getty Images

A cerimônia de premiação dos melhores da última temporada foi realizada nesta segunda-feira (17), no Théâtre du Chatelet, em Paris/FRA. O Ballon d’Or (Bola de Ouro), organizado pela revista France Football, vários troféus são entregues a destaques em diversos aspectos dentro e fora das quatro linhas. Dentre estes, foram premiados o atacante do Bayern Sadio Mané com o Troféu Sócrates, o arqueiro do Real Madrid Thibaut Courtois com o Troféu Yashin e o meia Gavi, do Barcelona, com o Troféu Kopa, como melhor atleta abaixo de 21 anos.

Estreia do Troféu Sócrates

A France Football iniciou na cerimônia de 2022 a entrega do Troféu Sócrates. Em homenagem ao ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira, falecido em 2011, tem como objetivo destacar as ações sociais feitas por jogadores ao redor do mundo. Com um breve discurso de Raí, irmão de Sócrates e ídolo no São Paulo e no Paris Saint-Germain, o ex-jogador brasileiro citou o ativismo de Sócrates em busca da democracia no Brasil e relembrou que a população nacional terá uma decisão importante nos próximos dias, em relação ao segundo turno da Eleições Presidenciais.

O primeiro jogador a receber o troféu foi Sadio Mané. O atacante do Bayern sempre fez questão de destacar sua origem e ajudou, por meio do esporte, a melhorar a vida das pessoas na comunidade onde nasceu, em Bambali, no Senegal. O atleta inaugurou uma escola, foi responsável pela edificação de um posto de combustíveis, financiou a construção de um hospital na cidade e doou 40 mil libras para o governo senegalês no intuito de ajudar no combate ao coronavírus.

Melhor jovem é do Barcelona

Em relação ao Prêmio Kopa, como homenagem ao ex-jogador francês Raymond Kopa, que se destacou na Europa ainda antes dos 20 anos, o premiado deste ano foi o meia do Barcelona Gavi. Aos 18 anos, o jovem jogador manteve a premiação no clube catalão. Também com presença brasileira na cerimônia, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno e o até então último vencedor, o meia Pedri, também do Barcelona, entregaram o troféu a Gavi como melhor jogador jovem da temporada 2021-22. Gavi venceu a disputa e superou Eduardo Camavinga (Real Madrid), Jamal Musiala (Bayern), Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Nuno Mendes (PSG), Joško Gvardiol (Leipzig), Ryan Gravenberch (Bayern), Bukayo Saka (Arsenal), Karim Adeyemi (Borussia Dortmund) e Florian Wirtz (Bayer Leverskusen).

Divulgação/France Football

Campeão europeu, Courtois é escolhido melhor goleiro

Nenhuma surpresa na escolha do melhor goleiro do mundo na última temporada. Campeão de LaLiga e importante no 14º título do Real Madrid na Uefa Champions League, o belga Thibaut Courtois foi premiado com o Troféu Yashin, em homenagem a Lev Yashin, nascido na União Soviética e considerado um dos melhores goleiros da história. Conhecido como Aranha Negra por causa de seu uniforme preto, é o único arqueiro a ser Bola de Ouro pela France Football, premiado em 1963. Ao receber o prêmio, Courtois fez seus agradecimentos a quem considera como fundamental para manter o alto nível.

– “Quero parabenizar e agradecer os meus colegas do Real Madrid por fazer parte deste time maravilhoso. A temporada foi maravilhosa e eles são os melhores jogadores do mundo. Queria agradecer a minha família pelo apoio. É sempre fácil quando as pessoas estão do teu lado e, quando as coisas não estão bem, eles são os primeiros a dar o apoio.”

Divulgação/France Football

A lista com os dez melhores goleiros da última temporada encabeçada por Courtois foi formada também pelos brasileiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), além de Édouard Mendy (Chelsea), Mike Maignan (Milan), Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt), Manuel Neuer (Bayern), Jan Oblak (Atlético de Madrid), Yassine Bono (Sevilla) e Hugo Lloris (Tottenham).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo