Nesta quinta-feira (27), o Coritiba visita o Fortaleza, no Castelão, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com poucas partidas entre os times, o Coxa tem uma pequena vantagem sobre o Leão do Pici no histórico geral do confronto, torcida alviverde espere que essa vantagem pese para que a primeira vitória fora de casa venha.
+ Coritiba divulga relacionados com retorno de Willian Farias e mais dois titulares; veja a lista
Coritiba e Fortaleza se enfrentaram apenas 18 vezes na história, com oito vitórias do Coxa, cinco do Leão do Pici e cinco empates. O primeiro encontro entre as equipes foi em 1973, pelo Brasileirão, naquela ocasião a equipe cearense venceu por 3 a 2. O confronto mais recente entre os times foi a partida do primeiro turno onde o Verdão venceu por 2 a 1, com direito a um gol de Zé Hugo no último lance do jogo, vale lembrar que o Coritiba tinha um a menos e mesmo assim conseguiu os três pontos.
No Castelão as equipes já se enfrentaram nove vezes, com cinco vitórias do Fortaleza, dois triunfos do Coritiba e dois empates. O último encontro dos times na capital cearense foi em 2020, pelo Brasileirão, naquela oportunidade o Leão do Pici venceu por 3 a 1, a partida ficou marcada por um pênalti defendido pelo meia Sarrafiore, ele ficou alguns minutos gol pois Wilson, o goleiro, havia sido expulso. As vitórias alviverdes como visitante vieram em 1999 e 2005.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Outra curiosidade do confronto é a maior goleada que foi aplicada pelo Fortaleza em 2007, pela Série B, naquela ocasião o Leão do Pici venceu por 4 a 1 o Coritiba, porém mesmo com essa larga vitória a equipe cearense não conseguiu o acesso, enquanto o Verdão foi campeão da segunda divisão naquele ano.
A maior goleada pelo lado alviverde aconteceu em 2005, pelo Brasileirão, naquela oportunidade o Coritiba venceu por 2 a 0 a equipe cearense, entretanto mesmo com essa vitória o Coxa acabou rebaixado.
Vale relembrar também que Coritiba e Fortaleza protagonizaram uma das disputas de pênaltis mais insanas da Copa do Brasil. Em 2015, as equipes se enfrentaram pela segunda fase e depois de duas vitórias por 2 a 1 de cada time o confronto foi para as penalidades e após uma longa disputa o Coritiba venceu por 11 a 10, o goleiro Deola do Leão do Pici perdeu o último pênalti e deu a classificação para o Coxa.
O Coritiba segue na 15ª posição com 35 pontos, a equipe paranaense tem dois pontos de vantagem para o Atlético-GO, primeiro time no Z4.