O Flamengo confirmou a vaga na próxima edição do Mundial de Clubes da FIFA. O torneio será disputado nos primeiros meses de 2023, mas ainda não tem data nem local definidos pela entidade máxima do futebol. Com o título da Libertadores, o Rubro-Negro foi o quinto time a garantir a classificação para o torneio.
+ Flamengo consolida melhor campanha da história da Libertadores com o tricampeonato
+ Vidal acredita que o Flamengo pode vencer o Mundial de Clubes: ‘Sim, é possível’
Como de costume, o Mundial de Clubes era sempre disputado no final do ano, porém, nas duas últimas edições, teve que sofrer com alterações nas datas por conta da pandemia de COVID-19. A próxima edição do torneio acontecerá em 2023, já que a Copa do Mundo do Catar vai ocupar os meses de novembro e dezembro.
CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL:
Flamengo, campeão da América do Sul
Real Madrid, campeão da Europa
Wydad Casablanca, do Marrocos, campeão da África
Seattle Sounders, dos EUA, campeão da América do Norte, Central e Caribe
Auckland City, campeão da Oceania
Ainda faltam definir o campeão asiático e do país-sede. A Champions League da Ásia acabará em 26 de fevereiro e já tem um finalista conhecido, o Urawa Red Diamonds, do Japão.
A FIFA estuda um novo modelo para o Mundial com 24 clubes, disputado a cada quatro anos, que teria sua primeira edição em 2021, na China. Porém, por conta da pandemia de COVID-19 e seus impactos no calendário, foi determinado pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, que enquanto não houver um novo formato, o atual será disputado anualmente.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Além da vaga no Mundial de Clubes, o Flamengo também garantiu vaga na Recopa Sul-Americana, onde vai enfrentar novamente o Independiente Del Valle, mesmo adversário de 2020, quando conquistou o torneio pela primeira vez. E no âmbito nacional, com o título da Copa do Brasil confirmado na semana passada, o Rubro-Negro também vai disputar a Supercopa do Brasil em 2023.