O Napoli não tem freio. E, se tiver, até agora não foi encontrado. Na tarde desta terça-feira (8), a equipe enfrentou o Empoli no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA, e venceu o Empoli por 2 a 0. Hirving Lozano e Piotr Zieliński marcaram os gols da vitória no segundo tempo da partida válida pela 14ª rodada da Serie A 2022-23. O resultado mantém o time disparado na ponta da tabela de classificação.
Como tem sido rotineiro, os confrontos entre Napoli x Empoli não são fáceis para os napolitanos, uma vez que os toscanos venceram os dois duelos na temporada passada. E não foi diferente dessa vez. Os líderes do calcio encontraram bastante dificuldade, principalmente no primeiro tempo, para tentar abrir vantagem e ter mais tranquilidade no decorrer do jogo. Os mandantes foram absolutos na primeira etapa em relação à ofensividade e chances criadas. A primeira chance veio aos nove minutos, quando Raspadori arriscou de fora da área, a defesa bloqueou e Mário Rui errou o alvo. As outras duas boas chances vieram na reta final da primeira etapa, uma vez que o Empoli aplicava forte marcação e impedia a velocidade ofensiva adversária. Em uma das poucas brechas abertas, Giovanni di Lorenzo cruzou e Raspadori chutou para fora. Nos acréscimos, o atacante chutou mais uma vez e não acertou o gol.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
Se a partida estava complicada aos partenopei no primeiro tempo, piorou no segundo tempo porque os visitantes passaram a atacar também. A partida ficou mais aberta, mas houve o risco de sofrer gols. Na troca de chances, Østigård e Anguissa levaram perigo, mas não acertaram a direção do gol, enquanto o mesmo aconteceu do outro lado, nas tentativas de Bajrami e Bandinelli. O jogo manteve tal ritmo até o lance que começou a decidir o placar do jogo. Aos 23 minutos, Osimhen tentou roubar a bola de Marin e sofreu falta. Após revisão na cabine de vídeo à beira do gramado, a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Lozano bateu no lado esquerdo de Vicario. O goleiro chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Minutos depois, o Empoli ficou com um jogador a menos após o zagueiro Luperto receber o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho. Com isso, o Napoli teve mais espaço e tempo para administrar a vantagem. Foi o melhor momento da equipe, onde a estratégia do técnico Luciano Spalletti finalmente foi colocada dentro das quatro linhas. Após várias chances perdidas, o clube campano sacramentou a vitória aos 42 minutos. Lozano fez boa jogada individual após ser acionado pela direita, passou por Parisi e cruzou para Zieliński bater rasteiro e garantir mais três pontos aos líderes.
Com o resultado, os napolitanos seguem invictos e na liderança, com 38 pontos somados, oito pontos à frente do vice-líder Milan. Por outro lado, os toscanos seguem em campanha irregular, com 14 pontos somados e a 14ª colocação. A próxima rodada do Campeonato Italiano será a última antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo no Qatar e será disputada no fim de semana. O Empoli irá receber a Cremonese às 16h45 da próxima sexta-feira (11) no Estádio Carlo Castellani, em Empoli/ITA. Por sua vez, o Napoli vai jogar novamente no Estádio Diego Armando Maradona diante da Udinese, às 11h da manhã do sábado (12).